Em Alta NotíciasFutebolAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Esposa de Noam Chomsky pede desculpas por ligações com Epstein

Valeria Chomsky admite falha grave ao não investigar o passado de Epstein; diz que ele enganou o casal e que as ligações atraem novo escrutínio

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Undated photo of Jeffrey Epstein, right, speaking to academic and linguist Noam Chomsky, released by the House oversight committee.
0:00
Carregando...
0:00
  • Valeria Chomsky afirmou que Noam Chomsky e ela cometeram um “grave erro” ao não pesquisarem a fundo o histórico de Jeffrey Epstein e que foram enganados por ele.
  • O casal manteve contato com Epstein desde 2015, participou de jantares em Nova York, Paris e Novo México, mas não foi à ilha dele.
  • Eles souberam dos crimes de Epstein apenas após a segunda prisão, em julho de 2019, e reconhecem que não tinham ciência do nível de gravidade.
  • Segundo Valeria, Epstein enviou vinte mil dólares a Noam como parte de um desafio linguístico e ajudou a recuperar duzentos setenta mil dólares, atuação que teriam feito por apoiar a situação financeira de Chom sky.
  • A defesa de Valeria é de que Noam já criticava a chamada “cultura do cancelamento” e que Epstein usou essa narrativa para se apresentar como vítima, mas o casal nega ter apoiado ações de Epstein e afirma ter sido manipulado.

Valeria Chomsky afirma ter cometido um erro grave ao não investigar com cuidado o histórico de Jeffrey Epstein, dizendo que o casal foi negligente ao não apurar as atividades do homem que manteve contato com Noam Chomsky. A concessionária veio em uma declaração publicada neste fim de semana.

A relação entre Noam Chomsky, hoje aos 97 anos, e Epstein voltou ao centro do escrutínio após a divulgação de documentos. Conforme esses papéis, Epstein pediu conselhos a Chomsky quando enfrentava críticas públicas, e o linguista respondeu com mensagens que, segundo Valeria, foram mal interpretadas pela imprensa.

Valeria detalhou que o casal conheceu Epstein a partir de 2015, participou de jantares na residência nova-iorquina do empresário e ficou em apartamentos dele em Paris e Nova York, além de visitas à fazenda dele no Novo México. Em nenhum momento afirmaram ter ido à ilha associada a Epstein.

Segundo a declaração, os Chomskys não tinham conhecimento completo sobre os crimes de Epstein até a segunda prisão dele, em julho de 2019. Eles teriam lido reportagens anteriores sobre o caso, mas reconheceram que a extensão das atividades do financiador só ficou clara depois de fatos posteriores.

A esposa de Chomsky justificou as interações com Epstein como parte de uma percepção equivocada de Epstein como alguém benevolente. Ela disse que o casal recebeu presentes e participou de discussões acadêmicas, o que, segundo ela, ajudou Epstein a construir uma narrativa manipuladora voltada a apresentar-se como vítima de críticas.

Valeria ressaltou que Noam sempre apoiou a equidade de gênero e os direitos das mulheres. Ela afirmou que o uso político das críticas à cultura de cancelamento não refletiu o verdadeiro posicionamento público de Chomsky, e que Epstein explorou esse contexto para se apresentar como perseguido.

Outras comunicações entre Chomsky e Epstein foram divulgadas pelo comitê de supervisão da Câmara dos Deputados, incluindo mensagens que indicam contatos contínuos após sinais de alerta públicos. Documentos apontam ainda que Epstein compartilhou conteúdos e estimulações com o filósofo, em contextos acadêmicos.

A declaração esclarece que os Chomskys acompanharam eventos organizados por Epstein, não tendo participação em atividades associadas à ilha particular do empresário. Além disso, Valeria informou que não houve acesso a contas bancárias ou investimentos mantidos por Epstein em nome do casal.

Ela também indicou dois casos financeiros envolvendo Epstein: um cheque de 20 mil dólares ligado a um desafio linguístico e uma ajuda de 270 mil dólares para estabilizar recursos de aposentadoria do próprio Chomsky. Segundo a versão apresentada, Epstein atuou apenas como consultor financeiro em questões pontuais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais