- O comediante Artemy Ostanin foi condenado por incitar ódio e preso por cinco anos e nove meses, além de uma multa de 300,000 roubles, por piada sobre um veterano de guerra sem pernas.
- Também foi condenado por ofender os sentimentos de cristãos com outra piada sobre Jesus.
- O caso ocorre em meio a leis de censura aprovadas em 2022, consideradas rígidas com quem critica a força armada durante a guerra na Ucrânia.
- A repercussão entre nacionalistas ortodoxos e blogueiros de guerra foi forte, com o vídeo da punchline da piada ganhando viralidade no Telegram.
- Ostanin tentou deixar a Rússia em março do ano passado, foi preso em Belarus e devolvido a Moscou para o julgamento.
Artemy Ostanin, comediante russo, foi condenado por incitação ao ódio e sentenciado a cinco anos e nove meses de prisão, além de uma multa de 300 mil rublos. a decisão ocorreu em Moscou nesta quarta-feira e decorreu de uma piada sobre um veterano de guerra sem as pernas.
O tribunal também o condenou por ofender os sentimentos de cristãos com outra piada sobre Jesus. O caso ocorre em meio a uma onda de punições para falas consideradas críticas ao exército russo, durante o conflito na Ucrânia.
Ostanin foi detido na Rússia após a repercussão do vídeo da piada, que viralizou entre bloggers de guerra e nacionalistas no Telegram. Ele tentou deixar o país em março do ano passado, mas foi detido na Bielorrússia e entregue às autoridades russas.
A narrativa do caso envolve críticas de grupos nacionalistas ortodoxos, que pedem maior controle sobre conteúdos públicos. A defesa do comediante afirmou que a prisão foi desproporcional ao suposto ultraje.
Perguntado sobre a sentença, Ostanin reagiu de forma irônica, desconsiderando o que chamou de prática judicial. A decisão se insere em um conjunto de leis de censura aprovadas em 2022, após o início do conflito na Ucrânia.
Entre na conversa da comunidade