- Nicolás Maduro, ex-presidente venezuelano, deve comparecer nesta segunda-feira à tarde ao tribunal federal de Manhattan por acusações de drogas e armas, após a captura dele e de Cilia Flores durante uma operação em Caracas que deixou cerca de 40 mortos.
- Autoridades dos Estados Unidos alertaram sobre possível intervenção militar adicional caso Delcy Rodríguez, então presidente interina, não atender às demandas norte‑americana.
- Trump afirmou que os EUA “tomariam” o controle do país de 30 milhões de habitantes, conforme divulgação na matéria.
- Em Caracas, houve mistura de celebração e medo após o ataque, com aumento de incerteza entre moradores e comerciantes.
- A New York Times destacou que Rodríguez era vista, por algumas autoridades, como possível substituta de Maduro, devido a vínculos com Wall Street e a indústria de petróleo.
Nicolás Maduro, ex-presidente da Venezuela, deve comparecer nesta segunda-feira à tarde em uma corte federal de Manhattan, nos EUA, para responder a acusações de tráfico de drogas e de armas, após uma operação de forças especiais dos EUA que resultou na sua detenção durante um ataque a Caracas no fim de semana. A esposa dele, Cilia Flores, também foi capturada.
Autoridades americanas advertiram possibilidade de intervenção militar caso Delcy Rodríguez, autora interina, não atenda a demandas norte-americanas. Rodríguez chamou o episódio de início “atrocidade” e, no domingo, pediu relação equilibrada com os EUA, apesar de ter inicialmente condenado a detenção de Maduro.
Segundo o New York Times, oficiais da administração Trump já identificavam Rodríguez como possível sucessora de Maduro pelas ligações dela com Wall Street e a indústria do petróleo. Em Caracas, a reação foi dividida: alguns comemoraram o declínio de Maduro, enquanto houve temor e incerteza após a incursão noturna.
Em relação a desastres e políticas
Especialistas alertam que o governo de Trump enfraqueceu a capacidade de preparação e resposta a desastres naturais. Em 2025, a gestão reduziu apoio a agências como FEMA e cortou avanços da ciência climática, que geraram danos estimados em mais de 101 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2025.
Crans-M Montana: vítimas identificadas e luto
Investigadores identificaram as 16 últimas vítimas do incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, elevando o total de mortos para 40. Uma procissão silenciosa ocorreu no domingo, e será observado um dia nacional de luto na sexta-feira.
Outras notícias rápidas
Canadenses passam a duvidar de informações de instituições de saúde dos EUA, temendo desinformação do governo Trump. Dinamarca diz que EUA não têm direito de anexar Groenlândia após declarações de Trump. A atriz Evangeline Lilly relatou ter sofrido danos cerebrais após uma queda.
Dados de 2025 no ICE e segurança
Relatórios apontam 31 mortes sob custódia do ICE em 2025, o maior número em décadas, levantando críticas sobre condições, alimentação e assistência médica em instalações, com investigações em andamento.
Entre na conversa da comunidade