- Disney acusa o Google de infringir direitos autorais em escala maciça, afirmando que seus modelos de IA geraram imagens que lembram personagens de Frozen, Deadpool, Star Wars e outros, para treinar IA.
- A notificação foi enviada por meio de uma carta de cessar e desistir na quarta-feira.
- O movimento coincide com anúncio de acordo bilionário com a OpenAI para uso de mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars em vídeos gerados por IA (Sora AI).
- Os vídeos criados pela IA devem ser exibidos no Disney Plus, conforme indicação do CEO Bob Iger no mês passado.
- Disney já havia enviado cartas semelhantes à Meta e à Character.AI anteriormente.
Disney acionou Google por suposta violação de direitos autorais em larga escala, em uma carta de cessar e desistir enviada na quarta-feira. A empresa afirma que modelos de IA da Google geraram imagens parecidas com personagens de Frozen, Deadpool, Star Wars e outros, sem autorização.
A ação ocorre pouco antes de a Disney anunciar um acordo bilionário com a OpenAI. O acordo permitirá que usuários do Sora AI criem vídeos usando mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars.
Segundo a Disney, a cópia de obras protegidas para treinar e desenvolver IA configura exploração comercial não autorizada. A empresa já havia enviado cessar e desistir a Meta e à Character.AI em casos anteriores, conforme informações do Variety.
A novidade sobre o acordo com a OpenAI também aponta que os vídeos gerados por IA poderão ser exibidos no Disney+. A companhia não especificou datas, mas confirmou que o conteúdo estará disponível na plataforma, conforme fontes próximas ao tema.
A reportagem também cita que a ação contra Google envolve a alegação de uso indevido de um grande conjunto de obras protegidas para treinar serviços de IA, reforçando o tom de defesa de direitos autorais da empresa. A versão completa das alegações aparece em reportagem do Variety.
Entre na conversa da comunidade