- O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo, nas áreas de Ciência Política, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, sendo a 22ª honraria do tipo recebida pelo petista.
- A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, 24, e Lula se emocionou ao afirmar que a educação é uma obsessão desde o início de seu mandato, em 2003.
- Em Moçambique, Lula se reuniu com o presidente Daniel Chapo para assinatura de acordos bilaterais de comércio e transferência de tecnologia.
- O ex-autoridades participou do Fórum Empresarial Brasil-Moçambique, promovido pela ApexBrasil.
- Durante o evento, Lula disse que o Brasil não pretende exportar minerais críticos, presentes nas chamadas terras raras.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira, 24, o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A honraria ocorreu nas áreas de Ciência Política, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, representando a 22ª condecoração do tipo para o petista. Lula já havia sido agraciado com uma homenagem similar pela Universidade Nacional da Malásia, em 25 de outubro, durante visita oficial ao país.
Durante a cerimônia, Lula se emocionou e destacou que a educação é uma obsessão desde o início de seu primeiro mandato, em 2003. A solenidade ocorreu no campus da universidade moçambicana e contou com a presença de autoridades locais e público acadêmico.
Assinaturas de acordos
Antes da cerimônia, Lula reuniu-se com o presidente de Moçambique, Daniel Chapo, para a assinatura de acordos bilaterais de comércio e transferência de tecnologia. Os entendimentos visam ampliar cooperação entre os dois países em setores estratégicos.
Fórum Empresarial Brasil-Moçambique
À tarde, o presidente participou do Fórum Empresarial Brasil-Moçambique, promovido pela ApexBrasil. Em discurso no evento, Lula reiterou que o Brasil não pretende exportar minerais críticos, como parte de uma visão de cadeia de valor mais ampla e de respeito ao equilíbrio entre produção e demanda global.