Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolgeopolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Novas ameaças de morte a cristãos são divulgadas na Síria

Ameaças contra cristãos na Síria ganham impulso com vandalismo em Izraa; ataque em Damasco, em 22 de junho de 2025, deixa 25 mortos

Imagem do autor
Por Revisado por Luiz Cesar Pimentel
Mensagens anônimas são deixadas em muros de igrejas e em bairros onde cristãos vivem (foto representativa)
0:00 0:00
  • Ameaças contra cristãos na Síria continuam sendo registradas, com mensagens em muros de Izraa, a cerca de 80 quilômetros de Damasco, em 16 de novembro de 2025.
  • A mensagem dizia: “Não há outro deus além de Alá… seguimos os cristãos” e continha referência a Tawaghit; outra mensagem foi encontrada nas portas de uma loja.
  • Esses atos de vandalismo seguem uma tendência iniciada no fim de 2024, associada à mudança de governo no país.
  • Em 22 de junho de 2025, um homem-bomba explodiu dentro de uma igreja em Damasco durante culto, deixando 25 mortos, incluindo o atacante.
  • O temor entre a comunidade cristã síria aumenta a cada novo episódio.

No final de 2024, ameaças e vandalismo contra cristãos passaram a ocorrer com mais frequência na Síria, associadas à mudança de regime e ao início de um novo governo. Os incidentes incluem mensagens em muros e portas de lojas direcionadas a comunidades cristãs.

No dia 16 de novembro de 2025, Izraa, a cerca de 80 quilômetros de Damasco, reportou uma nova ameaça violenta contra cristãos. Em 22 de junho de 2025, uma explosão dentro de uma igreja em Damasco, durante um culto, deixou mortos e feridos, totalizando 25 vítimas, incluindo o atacante. A série de ataques aumenta a preocupação entre comunidades cristãs sírias.

Eventos recentes

A mensagem em Izraa, gravada em área de grande circulação cristã, afirmava a supremacia de Alá e mencionava a intenção de causar violência contra seguidores da cruz e Tawaghit, bem como a manutenção de um suposto califado islâmico. Em portas de loja, outra nota alertava sobre o terrorismo.

As autoridades não divulgaram detalhes oficiais sobre a autoria dos atentados ou sobre investigações em curso. O padrão de mensagens intimidatórias em muros e lojas, somado ao ataque de Damasco, alimenta o temor entre fiéis da região.

Os impactos se refletem no clima de insegurança e na sensação de vulnerabilidade entre comunidades cristãs sírias, que recebem mensagens de apoio de organizações religiosas e de direitos humanos. Autoridades locais seguem monitorando a situação.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais