Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolgeopolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Ministério da Saúde envia unidades móveis para área atingida por tornado no Paraná

Ministério da Saúde abre seis consultórios móveis em dois contêineres, por três meses, com 50 atendimentos/dia e apoio da Força Nacional do SUS nos fins de semana

Imagem do autor
Por Revisado por Luiz Cesar Pimentel
Foto: Carolina Antunes/MS
0:00 0:00
  • O Ministério da Saúde iniciou atendimentos em seis consultórios móveis, instalados em dois contêineres do programa Agora Tem Especialistas, em Rio Bonito do Iguaçu (PR), para reforçar a assistência após o tornado que devastou cerca de 90% do município em 7 de novembro.
  • As unidades devem funcionar por três meses, com três consultórios cada, oferecendo consultas, vacinação, atendimentos de enfermagem, curativos, medicamentos e pequenas cirurgias, para cerca de cinquenta pessoas por dia, das 8h às 17h.
  • Aos sábados e domingos, o atendimento ficará voltado a urgência e emergência, com apoio da Força Nacional do SUS (FN-SUS).
  • Desde o início da calamidade, o Ministério mobilizou 38 profissionais da Força Nacional do SUS, do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e do Vigidesastres Nacional.
  • Na última semana, foram entreguidos dois kits emergenciais de medicamentos e insumos estratégicos na Farmácia da Quinta Regional de Saúde, em Guarapuava, contendo 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, com capacidade para atender até três mil pessoas por dois meses.

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 24, atendimentos em Rio Bonito do Iguaçu (PR) com seis consultórios móveis distribuídos em dois contêineres. A ação reforça a rede de Atenção Primária impactada pelo tornado que devastou cerca de 90% do município em 7 de novembro, atingindo mais de 10 mil moradores.

Os containers, parte do projeto Agora Tem Especialistas, oferecem três consultórios cada, equipados com desfibrilador, eletrocardiograma, computadores e insumos. Funcionam das 8h às 17h, todos os dias, por três meses, com foco em consultas, vacinação, curativos e pequenas cirurgias.

Apoio da FN-SUS será utilizado nos fins de semana para ampliar o atendimento de urgência e emergência, com equipes multidisciplinares. Ao todo, já atuam 38 profissionais mobilizados pelo Ministério.

Estrutura e logística

A entrega dos consultórios foi realizada pela Saúde em parceria com a AgSUS. O objetivo é manter o cuidado continuado à população afetada, especialmente após a ruptura de suprimentos na Atenção Primária.

Na última semana, o Ministério entregou dois kits emergenciais de medicamentos e insumos estratégicos na Farmácia da 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava. Os itens ajudam a manter abastecimento para cerca de 3 mil pessoas por dois meses.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais