- Arboleda foi reintegrado aos treinamentos do São Paulo após quase um mês ausente, em função de depressão.
- O zagueiro explicou que viajou ao Equador sem autorização após ficar sozinho e sentir que queria sumir do futebol.
- Ele está em tratamento com especialistas, afirma estar 100% treinando e pediu perdão à torcida, aos companheiros e à diretoria.
- A crise levou o clube a considerar rescisão por justa causa; a demissão do diretor executivo Rui Costa facilitou o retorno.
- O São Paulo enfrentou dificuldades financeiras para repor o elenco e houve interesse de Santos e Vitória, mas sem avanço nas negociações; Arboleda também perdeu espaço na seleção equatoriana por episódios de indisciplina.
O zagueiro Robert Arboleda foi reintegrado ao elenco do São Paulo após sumir por quase um mês. O retorno oficial ocorreu nesta semana, com o clube mantendo o atleta no centro das atenções em meio a desdobramentos internos.
Arboleda revelou, via redes sociais, que enfrentou um quadro de depressão. O jogador pediu desculpas à torcida, aos companheiros e à diretoria, e explicou que decidiu viajar para o Equador sem autorização após um treino, em um momento de solidão.
Antes do episódio, a crise entre o defensor e o clube ganhou intensidade em abril, quando não se apresentou a uma partida contra o Cruzeiro e partiu para o Equador sem avisos. Durante esse afastamento, foi visto em festas e jogando amador em seu país natal.
A negociação para o retorno ficou em compasso de espera por meses. O retorno partiu após a demissão do então diretor executivo Rui Costa e mudanças na estrutura do futebol do clube, além da necessidade defensiva diante de desfalques.
Outro elemento relevante foi a relação com o treinador Dorival Júnior, que manifestou abertura para a reintegração. A diretoria avaliou opções de reposição, porém as restrições financeiras contribuíram para manter Arboleda em preparação com o elenco.
No momento, o jogador informou estar em tratamento com especialistas e afirmou já sentir o gosto de jogar novamente. Arboleda disse estar à disposição do treinador para contribuir quando necessário e reforçou o carinho pelo São Paulo, onde atua há nove anos.
A situação também impactou a seleção equatoriana, já que o atleta perdeu espaço após episódios de indisciplina, ficando fora da Copa do Mundo de 2026. O clube, por sua vez, manteve o foco em consolidar o retorno ao elenco principal.
Entre na conversa da comunidade