Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Fifa planeja jogo entre Israel e Palestina para abrir torneio sub-15

Fifa busca abrir novo torneio sub-15 com jogo entre Israel e Palestina, em setembro nos Estados Unidos, como tentativa de promover normalização e paz, ainda sem confirmação

Congresso da Fifa fica marcado por ausência do Irã e encontro tenso de dirigentes de Israel e Palestina
0:00
Carregando...
0:00
  • A Fifa busca realizar uma partida entre Israel e Palestina na abertura de seu novo torneio sub-15, com a primeira edição prevista para setembro, nos Estados Unidos.
  • A competição será aberta a 211 federações, incluindo a Rússia, que está banida desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de dois mil e vinte e dois.
  • Israel e Palestina ainda não confirmaram participação no torneio. A Federação Israelense de Futebol informou que está disposta a usar o futebol para promover paz e normalização, buscando um parceiro do outro lado.
  • A Federação Palestina de Futebol não se manifestou sobre a proposta da Fifa quando procurada pelo The Athletic.
  • A ideia surge meses após a tentativa frustrada de Gianni Infantino de promover um encontro entre dirigentes das federações dos dois países durante o congresso anual da Fifa.

A Fifa planeja realizar uma partida entre Israel e Palestina na abertura do seu novo torneio sub-15 de seleções, com a primeira edição prevista para setembro, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo jornal The Athletic. A competição terá participação aberta a todas as 211 federações filiadas, incluindo a Rússia, apesar de seu veto em torneios da entidade desde a invasão da Ucrânia em 2022. Ainda não há confirmação oficial de Israel ou Palestina.

Um porta-voz da Federação Israelense de Futebol (IFA) confirmou estar avaliando a possibilidade da partida, destacando que o objetivo é usar o futebol como ferramenta de normalização e paz. A mensagem enfatizou a disposição de buscar um parceiro disposto a avançar nesse propósito. A Federação Palestina de Futebol (PFA) não se pronunciou sobre a proposta até o momento.

Contexto adicional e antecedentes

A ideia de reunir as duas seleções surge após um momento de tensionamento envolvendo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e dirigentes das federações de Israel e Palestina. No fim de abril, durante o congresso anual da entidade, o presidente da federação palestina, Jibril Rajoub, criticou a presença de clubes israelenses em áreas do território palestino. Em seguida, Basim Sheikh Suliman, vice-presidente da federação israelense, contribuiu para o debate.

Após o episódio, Infantino convidou os dois dirigentes a retornarem ao palco. Rajoub recusou aproximar-se de Suliman, e o momento contou com a ausência de microfones para permitir apenas o registro de falas, inclusive com Rajoub repetindo, de forma contundente, que os palestinos sofrem com a situação.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais