Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Botafogo recebe quinto banimento de transferências da FIFA

Botafogo sofre quinta punição de transferência pela Fifa; ban indeterminado impede registro de novos jogadores e compromete reforços, por multas não pagas

Botafogo encara o Bahia na Fonte Nova, em Salvador (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
0:00
Carregando...
0:00
  • Botafogo teve a quinta punição de transfer ban pela FIFA, válida por prazo indeterminado, impedindo o registro de novos jogadores.
  • A sanção decorre de multas administrativas não pagas, não de dívidas diretas com clubes, mantendo cinco bloqueios ativos.
  • As pendências envolvem cinco casos: Atlanta United (Thiago Almada), Ludogorets (Rwan Cruz), New York City (Santi Rodríguez), Zenit (Artur) e as multas da FIFA não quitadas.
  • No caso de Almada, a primeira punição ocorreu em 31 de dezembro de 2025; em janeiro houve empréstimo de US$ 25 milhões com GDA Luma para favorecer acordo com o Atlanta United; parte foi paga, mas parcelas restantes não, levando ao retorno da punição em março.
  • Com a Recuperação Judicial aprovada, o Botafogo tenta suspender ou cancelar três punições, mas a dívida com o Atlanta United precisa ser quitada em dinheiro para liberar o sistema da FIFA; a janela de transferências no Brasil abre em 20 de julho.

O Botafogo sofreu nesta segunda-feira a quinta sanção de transfer ban aplicada pela Fifa, suspensão que impede o registro de novos jogadores. A punição, por reincidência, tem validade indeterminada e afeta o planejamento para o segundo semestre. O clube atuava em General Severiano.

A penalidade não decorre de dívidas com clubes em negociações, mas de multas administrativas não pagas à Fifa. Com as novas regras do sistema, o Glorioso acumula cinco bloqueios ativos. A direção avalia medidas para reverter a situação.

Contexto financeiro e impactos

Entre as pendências constam quatro contratações recentes: Atlanta United (EUA), relacionada à compra de Thiago Almada; Ludogorets (BUL), atacante Rwan Cruz; New York City (EUA), transferência de Santi Rodríguez; e Zenit (RUS), atacante Artur. A punição atual envolve ainda multas administrativas não quitadas pela entidade.

A dívida com Thiago Almada é a mais complexa. O primeiro ban foi em 31 de dezembro de 2025. Em janeiro, o então presidente John Textor levantou US$ 25 milhões via empréstimo com a GDA Luma para costurar acordo com o Atlanta United. O pagamento de parcelas não ocorreu em março, mantendo a punição.

Recuperação judicial e cenário futuro

Com a Recuperação Judicial aprovada pela Justiça do Rio de Janeiro, o Botafogo busca suspender ou cancelar pelo menos três das punições. A dívida com o Atlanta United precisará ser quitada em dinheiro para liberar o sistema da FIFA, segundo o clube. A janela de transferências brasileira abre em 20 de julho, agravando a pressão por reforços.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais