- Rafinha, atual gerente de futebol do São Paulo, será comentarista da Globo durante a Copa do Mundo, com participação nos estúdios em São Paulo e no Rio de Janeiro.
- O acordo já havia sido definido antes da sua chegada ao Tricolor, e ele ocupa função semelhante à de Muricy Ramalho, apenas com nomenclatura diferente.
- Antes do São Paulo, Rafinha já atuava como comentarista esportivo e, além da Globo, participou de transmissões na TNT Sports, incluindo partidas da Champions League.
- Ele atua na ligação entre elenco, comissão técnica e diretoria, no dia a dia do clube, trabalhando na gestão do vestiário ao lado do diretor Rui Costa.
- Rafinha se aposentou em 2024, participou da conquista da Copa do Brasil em 2023 e sempre manteve o interesse de ter um cargo fixo dentro do clube.
Rafinha, atual gerente de futebol do São Paulo, será comentarista da Globo durante a Copa do Mundo. As transmissões ocorrerão diretamente dos estúdios da emissora, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Antes de chegar ao Tricolor, o ex-jogador já atuava como comentarista esportivo. O acordo com a Globo para a cobertura da Copa foi definido previamente à sua oficialização no clube. A função guarda semelhança com a de Muricy Ramalho, mas com nomenclatura distinta dentro da estrutura do São Paulo.
Além da Globo, Rafinha já participou de transmissões da TNT Sports, onde comentou partidas da Champions League. No São Paulo, ele atua como elo entre elenco, comissão técnica e diretoria, integrando o departamento de futebol ao lado do diretor Rui Costa. Rafinha se aposentou em 2024, após contribuir para a conquista da Copa do Brasil de 2023.
Perfil e atuação dentro do São Paulo
Rafinha dividiu vestiário com diversos jogadores do elenco atual, o que pode facilitar o trabalho na comunicação interna. O ex-lateral também teve participação na comemoração da Copa do Brasil de 2023 e ingressou no departamento após a aposentadoria, mantendo o desejo antigo de ocupar um cargo de gestão dentro do clube.
Entre na conversa da comunidade