- Botafogo ficou fora da fase de grupos da Libertadores após perder por um a zero para Barcelona-EQU no Nilton Santos, na terça-feira, após empate por um a um na ida em Guayaquil.
- A eliminação faz o Glorioso deixar de receber o prêmio destinado às equipes classificadas para a fase de grupos; em 2025, cada participante recebeu US$ 3 milhões.
- Ainda assim, o clube disputará a fase de grupos da Copa Sul-Americana, com premiação de US$ 900 mil para os participantes, caso os valores de temporada anterior sejam mantidos.
- Dessa forma, o Botafogo deixaria de receber aproximadamente US$ 2,1 milhões pela eliminação, com base nos valores de 2025.
- O jogo teve mais de 30 mil torcedores no Nilton Santos, em um desempenho considerado abaixo das expectativas para a equipe brasileira.
O Botafogo ficou de fora da fase de grupos da Libertadores após perder por 1 a 0 para o Barcelona-EQU no Nilton Santos, nesta terça-feira (10). Na ida, em Guayaquil, houve empate em 1 a 1. A eliminação impede o retorno financeiro da etapa seguinte da competição continental.
A derrota levou o Glorioso a perder a premiação destinada aos classificados para a fase de grupos. Em 2025, cada time recebia US$ 3 milhões, mas o valor deste ano ainda não foi divulgado pela Conmebol.
Por outro lado, o Botafogo segue na Libertadores apenas pela classificação à Copa Sul-Americana. Caso mantenha a referência de 2024, equipes da Sul-Americana recebiam US$ 900 mil pela participação de grupo, o que reduz o impacto financeiro total da eliminação.
O jogo em si teve domínio parcial do Barcelona-EQU, com o Botafogo confessando dificuldade para furar a defesa adversária. O gol ocorreu em contra-ataque logo no começo da segunda etapa, diante de pressão alvinegra ainda tímida.
Os minutos seguintes mostraram um Botafogo mais agressivo, mas sem conseguir igualar o placar. Tentativas de Vitinho, Arthur Cabral e Barboza não encontraram o caminho das redes, frustrando a torcida presente no estádio Nilton Santos.
Entre na conversa da comunidade