Em Alta NotíciasFutebolPolíticaEsportesBrasil

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

EUA e Canadá disputam a final olímpica do hóquei masculino

EUA e Canadá disputam o ouro no hóquei masculino, duelo entre rivais pela medalha máxima em Milão-Cortina, no primeiro torneio com jogadores da NHL em doze anos

Jack Eichel of the United States celebrates with teammates after scoring a goal in the second period during Friday’s Olympic semi-final win over Finland in Milan.
0:00
Carregando...
0:00
  • EUA e Canadá vão duelar pelo ouro no hóquei masculino nos Jogos de Milão Cortina, no domingo, na final olímpica.
  • Os EUA venceram a Eslováquia por 6 a 2 na semifinal, abrindo 5 a 0 no primeiro período e assegurando o mínimo de prata e a primeira medalha no hóquei masculino em 16 anos.
  • O Canadá derrotou a Finlândia por 3 a 2, com o gol da vitória de Nathan MacKinnon aos 35,2 segundos do fim.
  • Sidney Crosby, de 38 anos, não atuou pelo Canadá na semifinal devido a lesão nas costas; não há detalhes sobre a gravidade.
  • A final coloca frente a frente dois rivais históricos, em busca do título olímpico: Canadá tenta o seu 10º ouro e os EUA buscam o terceiro.

A final do torneio olímpico de hóquei masculino em Milão e Cortina será entre Estados Unidos e Canadá. As duas equipes venceram as semifinais na sexta-feira, no que marcou o retorno de jogadores da NHL a um torneio olímpico após 12 anos. A edição em território italiano reúne atletas da liga pela primeira vez desde 2014.

A Canadá venceu a Finlândia por 3 a 2, em reviravolta no primeiro jogo da noite. Nathan MacKinnon anotou o gol da vitória com 35,2 segundos no final. Já os Estados Unidos causaram ampla impressão ao derrotar a Eslováquia por 6 a 2, com virada na segunda etapa após início dominante.

Crosby, de 38 anos, ficou fora da partida por lesão nas costas contra a República Tcheca nas quartas de final e não atuou na semifinal. O técnico canadense Jon Cooper informou que as chances de Crosby jogar a decisão são maiores do que as de sexta-feira. A condição do atleta não foi detalhada.

Final entre EUA e Canadá

Dylan Larkin abriu o caminho para os EUA com dois gols no primeiro período, seguidos por mais dois de Jack Hughes e um de Jack Eichel no segundo. A Noruega? Não, foi a Eslováquia quem reduziu, com gols de Juraj Slafkovsky e Pavol Regenda no terceiro quarto, mas Brady Tkachuk assegurou o triunfo com uma de vantagem ainda com nove minutos por jogar.

Hughes, atacante dos EUA, ressaltou o peso da partida decisiva e a oportunidade de buscar o título olímpico pela terceira vez na história do país. Eichel também destacou a importância de manter o foco, já que o duelo vale o ouro. A seleção americana chega com o objetivo de conquistar a primeira medalha de ouro desde 1980.

A seleção canadense, por sua vez, tenta ampliar seu recorde de 10 ouros olímpicos. A equipe contava com a maioria dos seus líderes, incluindo o defensor Shea Theodore, autor do empate no terceiro período contra a Finlândia. MacKinnon, goleador da NHL, já havia deixado claro o foco na final.

Contexto e próximos passos

As duas equipes integram a pequenaignet de cubos da modalidade no torneio, composto majoritariamente por jogadores da NHL. O histórico duelo entre EUA e Canadá no ouro envolve três finais já, com a última ocorrendo em 2010, quando Crosby anotou o gol decisivo na prorrogação para a vitória canadense. A partida está marcada para domingo, em Milão Cortina.

A manchete do dia inclui ainda a expectativa sobre a presença de Crosby na decisão e a repercussão do confronto entre os rivais. O torneio segue com outros jogos e a definição de medalhas em território italiano, com a presença de torcedores e cobertura de imprensa internacional.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais