- Conca chegou ao Fluminense em 2008 e teve duas passagens pelo clube, 2008–2011 e 2014, sendo um dos ícones da era recente.
- Estreou em 2 de fevereiro de 2008, em empate de 1 a 1 com o Boavista, e anotou seu primeiro gol em março daquele ano; integrou a criação com Thiago Neves na Libertadores de 2008.
- Em 2009, ajudou o Fluminense a escapar do rebaixamento na reta final, com quatro gols e sete assistências em 11 jogos invictos; o time ficou conhecido como “Time de Guerreiros” e Conca foi eleito Craque da Galera.
- Em 2010, participou de todas as partidas do Brasileirão, foi líder de assistências, marcou nove gols e recebeu reconhecimentos individuais, incluindo Bola de Ouro da Placar e Melhor Jogador do Brasileirão; o Fluminense foi campeão national.
- Em 2011 saiu para o futebol externo após cirurgia no joelho; retornou em 2014, mas a parceria com a patrocinadora acabou gerando atrasos salariais, levando à saída. Conca soma cerca de 270 jogos e mais de 60 gols pelo Fluminense.
Conca chegou ao Fluminense em 2008, vindo de negociações envolvendo o River Plate e outros clubes brasileiros. O argentino rapidamente assumiu papel central na reconstrução do elenco, tornando-se referência técnica e marcando uma era que caminhou até 2011 e teve um retorno em 2014.
Na primeira passagem, o meia disputou cerca de 270 jogos pelo clube, com pouco mais de 60 gols anotados. Sua atuação foi decisiva em momentos-chave, incluindo a campanha de Libertadores e a conquista do título brasileiro de 2010. Conca ficou conhecido pela cadência, visão de jogo e cobranças precisas.
2009: o Time de Guerreiros
Em 2009, o Fluminense enfrentou o risco de rebaixamento, com 98% de chances nessa direção. Sob comando de Cuca, o time reagiu na reta final, com Conca como principal articulador. Foram quatro gols e sete assistências na sequência invicta de 11 jogos, salvando o clube na última rodada.
2010: o auge de Conca e o título brasileiro
Na temporada de 2010, o Fluminense sob Muricy Ramalho conquistou o Campeonato Brasileiro, com Conca atuando em todas as partidas do torneio. Liderou isoladamente as assistências e marcou nove gols, mesmo atuando com dores no joelho. Recebeu Bola de Ouro da Placar e o prêmio de Melhor Jogador do Brasileirão.
Retorno de Conca em 2014
Conca retornou ao Fluminense em 2014, assinando por três temporadas. Reestreou no Carioca, marcando contra o Nova Iguaçu. A parceria com a patrocinadora Unimed acabou gerando atrasos salariais, culminando na sua saída do clube.
Entre na conversa da comunidade