- O São Paulo enfrenta o Primavera no Morumbi, às 20h30, pela sétima rodada do Paulista, buscando evitar o rebaixamento.
- A vitória sobre o Santos, no clássico, deixou o time com sete pontos, em 12º lugar e três acima da zona de degola; novo resultado positivo garante a permanência e pode favorecer a classificação às quartas.
- A polêmica sobre o rebaixamento volta à tona por conta de um possível descenso em 1990, tema que envolve o regulamento da Federação Paulista de Futebol.
- Em 1990, o São Paulo ficou em oitavo no Grupo 1 e foi eliminado na repescagem; jornais chegaram a anunciar que disputaria a segunda divisão em 1991.
- Em 1991, não houve rebaixamento; o time disputou um grupo mais fraco e venceu o campeonato ao derrotar o Corinthians no Morumbi, segundo regras que mantinham o São Paulo fora da queda.
O São Paulo encara neste sábado, 7 de fevereiro, às 20h30, no Morumbi, o Primavera pela 7ª rodada do Campeonato Paulista. A missão é clara: manter o time fora da zona de rebaixamento e assegurar a permanência na elite do estadual.
A situação ganhou contornos após a vitória sobre o Santos, que levou o Tricolor a sete pontos, em 12º lugar. O resultado recente aumenta a pressão para não sofrer nova queda de divisão e, ironicamente, pode ampliar chances de classificação às quartas de final.
A polêmica sobre um suposto rebaixamento do São Paulo remonta a 1990, quando o regulamento do torneio, consultado pelo historiador Celso Unzelte, indicava o descenso a partir de 1991. Em 1990, porém, o time não foi rebaixado.
Segundo a leitura do regulamento, não houve descenso em 1990, mas haveria rebaixamento de uma associação a partir de 1991, com acesso de outra na divisão especial. A interpretação chamou a atenção na época, principalmente após a fase de repescagem.
Em 1990, o Paulista reuniu 24 equipes, divididas em dois grupos. O São Paulo terminou o ano em 8º no Grupo 1, não avançou e foi eliminar na repescagem, disputada paralelamente à Copa do Mundo. A imprensa da época publicou manchete indicando a ida do clube à segunda divisão, o que, para o regulamento, não se confirmou.
Em 1991, o São Paulo disputou um grupo menos competitivo, sem cruzamento com Palmeiras, Corinthians e Santos. O time ficou líder do grupo amarelo e avançou à fase final, vencendo o rival Corinthians na decisão disputada no Morumbi, com Raí marcando um hat-trick no jogo de ida. O campeonato acabou com o título do Tricolor, em situação que reforçou a leitura de que o clube não caiu conforme o regulamento.
Próximos jogos do São Paulo:
- Primavera: 07/02, 20h30
- Grêmio: 11/02, 21h30
- Ponte Preta: 15/02, 20h30
- Primavera
- Grêmio
- Ponte Preta
Entre na conversa da comunidade