- Rafaela Silva venceu o Grand Slam de Paris na categoria até 63 kg, com ippon sobre Enkhriilen Lkhagvatogoo, da Mongólia, e garantiu ouro para o Brasil.
- Ela se tornou a primeira brasileira a disputar a final do torneio em dez anos.
- O caminho da brasileira teve vitória por waza-ari nas oitavas, outra por waza-ari nas quartas e sucesso na semifinal com yuko e waza-ari.
- Este foi o melhor resultado de Rafaela desde a mudança de categoria para 63 kg.
- Na mesma edição, Larissa Pimenta ficou com o quarto lugar na categoria até 52 kg, após disputa de bronze no Golden Score; outros brasileiros não tiveram medalha.
Rafaela Silva conquistou o ouro no Grand Slam de Paris, disputado na Arena Paris-Bercy. A brasileira venceu a final da categoria até 63 kg com ippon sobre Enkhriilen Lkhagvatogoo, da Mongólia, garantindo o primeiro título do país no torneio em dez anos. Foi o melhor resultado desde a mudança de categoria para 63 kg.
A trajetória de Rafaela na competição foi executada de forma dominante desde a abertura. Nas oitavas, ela superou Carlotta Avanzato com um waza-ari, repetiu o lance contra Joanne Van Lieshout nas quartas e avançou à semifinal após aplicar yuko e waza-ari contra Kirari Yamaguchi.
Desde 2016 o Brasil não vencia o Grand Slam de Paris no judô. Mayra Aguiar foi a última a levantar o ouro, em 2016. Rafaela, ao vencer, coloca o país no topo do pódio pela primeira vez em uma década no torneio tradicional da modalidade.
Larissa Pimenta disputa o bronze
Na categoria até 52 kg, Larissa Pimenta ficou perto do pódio. Ela venceu no Golden Score após a adversária Suryeon Hwang levar o terceiro shido. Nas oitavas, derrotou Kenya Perna, mas nas quartas caiu em Golden Score para Distria Krasniqi.
A brasileira seguiu para repescagem e encarou Reka Pupp, vencendo com yuko. A disputa pelo bronze ficou entre Larissa e Mascha Ballhaus, com a alemã levando a medalha no Golden Score.
Outros brasileiros no Grand Slam de Paris
Além de Rafaela e Larissa, o Brasil teve sete representantes no torneio neste sábado, sem avanços à disputa de medalha. Michel Augusto, Diego Ismael e Ronald Lima foram eliminados nas oitavas em 60 kg, 66 kg e 66 kg, respectivamente. William Lima, olímpico na capital francesa, também caiu antes das quartas. Nas mulheres, Natasha Ferreira (48 kg), Sarah Souza e Shirlen Nascimento (57 kg) não chegaram às fases decisivas.
Entre na conversa da comunidade