- Atlético-MG anunciou Rafael Paiva como novo treinador da equipe Sub-17, substituindo Henrique Teixeira, que vai comandar o time Sub-20.
- Paiva ficou em evidência em 2024, ao estar à frente do Vasco na temporada profissional e levar o time às semifinais da Copa do Brasil.
- O treinador tem experiência na base: comandou o Sub-17 do Vasco em 2021 e o Sub-20 em 2024; passou pelo São Paulo (2015-2020) e pelo Palmeiras (2022-2024), conquistando títulos.
- Entre as conquistas estão o bicampeonato da Copa do Brasil Sub-17 (2022, 2023) e o bicampeonato do Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022, 2023); integrou a comissão da Seleção Brasileira Sub-17 como auxiliar (2018 e 2023).
- No currículo recente, atuou como auxiliar técnico da equipe profissional do Club de Fútbol América, do México, no ano passado.
- A Sub-17 do Atlético viveu 2025 vitorioso, com títulos como Alcans South America Cup, Campeonato Brasileiro em uma virada histórica na Arena MRV e o Campeonato Estadual; destaque para Cauã Soares (22 gols) e Jonatas (19), além de oito atletas convocados para a Seleção Brasileira Sub-17, incluindo Vitão e Kaio Assis.
O Atlético-MG anunciou nesta segunda-feira a contratação de Rafael Paiva como novo treinador da equipe sub-17, substituindo Henrique Teixeira, promovido ao comando do time sub-20. A decisão reforça o foco do clube na formação de jovens atletas na base.
Paiva ganhou projeção nacional em 2024, quando comandou a equipe profissional do Vasco, levando o time às semifinais da Copa do Brasil. O clube foi eliminado pelo próprio Atlético naquela temporada. O técnico também tem passagens pelo Vasco (sub-17 em 2021 e sub-20 em 2024), pelo São Paulo (2015-2020) e pelo Palmeiras (2022-2024), onde conquistou títulos expressivos.
Entre as principais conquistas, destacam-se o bicampeonato da Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023) e o bicampeonato do Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023). Paiva também integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-17 como auxiliar técnico em 2018 e retornou à função em 2023, durante a Copa do Mundo da categoria na Indonésia. Seu trabalho mais recente foi como auxiliar técnico da equipe profissional do Club de Fútbol América, do México, em 2025.
Desempenho da base do Atlético
A Sub-17 do Atlético teve uma temporada de destaque em 2025, com títulos nacionais e avanços expressivos de atletas que viram promessas do clube. Cauã Soares foi artilheiro da equipe com 22 gols, enquanto Jonatas marcou 19 vezes. Riquelme e o lateral Pascini lideraram assistências, reforçando a força do elenco.
Além dos resultados, oito atletas da categoria foram convocados para a Seleção Brasileira Sub-17, incluindo o zagueiro Vitão e o goleiro Kaio Assis, que disputaram a Copa do Mundo da categoria. O anúncio de Paiva ocorre em meio a esse cenário de atuação consistente da base alvinegra.
Entre na conversa da comunidade