- Bastos voltou a vestir a camisa do Botafogo e atuou os 90 minutos como titular na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Estádio Nilton Santos, no domingo, dia 1.
- O zagueiro angolano não disputava uma partida oficial desde fevereiro de 2025, após grave lesão no joelho.
- Martín Anselmi destacou que Bastos chega em condições e tende a recuperar o timing, dando ao Botafogo mais uma opção para a defesa.
- O último jogo oficial dele foi a vitória de 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, em 6 de fevereiro de 2025; atuou também em amistoso contra o Novorizontino, em 22 de março, apenas na primeira etapa.
- Bastos passou por cirurgia em 2 de julho de 2025 e segue em recondicionamento, com controle de carga como prioridade; o elenco conta com Barboza como zagueiro de ofício, e a diretoria busca mais uma peça para o setor devido ao transfer ban de Ythallo.
Bastos voltou a vestir a camisa do Botafogo após quase um ano afastado por lesão no joelho, em domingo de 1º de fevereiro de 2026. O zagueiro angolano atuou os 90 minutos na derrota de 1 a 0 para o Fluminense, no Estádio Nilton Santos, em duelo válido pelo Campeonato estadual. A estreia ocorreu após longo período de recuperação e recondicionamento físico.
A atuação mostrou Bastos organizado na defesa, atuando como zagueiro central em linha de três, ao lado de Marçal e Mateo Ponte. Apesar de ter tido falha de posicionamento que resultou no gol do Tricolor, a contribuição defensiva foi considerada firme pela comissão técnica.
Afastado desde fevereiro de 2025, Bastos estava sem atuar em partida oficial desde a vitória sobre o Nova Iguaçu, em 6 de fevereiro de 2025, pelo estadual, quando sofreu a lesão. O zagueiro também participou de amistoso contra o Novorizontino em 22 de março, ainda sob o comando de Renato Paiva, jogando apenas a primeira etapa.
A condição física do atleta impressionou a diretoria e a comissão: Bastos passou por cirurgia em 2 de julho de 2025 e realizou um processo de readaptação e controle de carga. O treinador Martín Anselmi destacou o retorno gradual, afirmando que o jogador mostrava ritmo e competitividade ao longo da partida.
No elenco do Botafogo, além de Bastos, estão também Alexander Barboza como zagueiro de ofício. Ythallo segue sem estrear devido ao transfer ban, e a diretoria permanece em busca de mais reforço para a dupla de defesa. A janela de movimentação reforça a necessidade de aumentar opções no setor, especialmente após o retorno de Bastos. Fonte: Lance.
Entre na conversa da comunidade