- Romário completa 60 anos nesta quinta-feira, 29, sendo referência do futebol brasileiro e internacional.
- Convocado pela primeira vez em 1987, somou 55 gols em 95 jogos pela Seleção e é o quarto maior artilheiro do time.
- Seu primeiro gol pela seleção foi em 1987, contra a Finlândia, em amistoso.
- Em 1989 ganhou a Copa América, encerrando jejum de 40 anos; em 1994, marcou sete gols no Mundial dos Estados Unidos e foi eleito o melhor jogador da competição.
- O atacante fez seu último gol pela seleção em 27 de abril de 2005, na vitória por 3 a 0 sobre a Guatemala, no Pacaembu.
Romário completa 60 anos nesta quinta-feira (29), lembrado pela atuação pela Seleção Brasileira. O ex-atacante, ícone do futebol, comemora a data enquanto figurinha histórica do tetracampeonato mundial de 1994.
Convocado pela primeira vez em 1987, Romário somou 55 gols em 95 jogos pela amarelinha. Ele é o quarto maior artilheiro da seleção, atrás de Neymar, Pelé e Ronaldo Fenômeno.
Carreira pela Seleção
Em 1988, Romário teve participação de gala nos Jogos Olímpicos de Seul, marcando sete gols e levando o Brasil à medalha de prata perdida para a União Soviética. O primeiro gol pela seleção ocorreu em 1987, em amistoso contra a Finlândia, em 28 de maio.
O título da Copa América chegou em 1989, encerrando jejum de 40 anos. Em 1992, ficou nove meses afastado, retornando nas Eliminatórias de 1994 e marcando dois gols contra o Uruguai, assegurando a vaga no Mundial.
Na Copa de 1994 nos Estados Unidos, Romário foi o destaque do tetracampeonato brasileiro, marcando sete gols e recebendo o prêmio de melhor jogador do torneio. Em 1998, porém, foi cortado dias antes do Mundial por lesão na panturrilha direita.
Em 1999, Romário ficou fora da Copa América, que consolidou o sexto título da equipe no torneio. Já em 2002, não integrou o elenco da conquista do pentacampeonato, com razões táticas citadas pelo então técnico da seleção.
Despedida pela seleção
O último gol de Romário pela Seleção ocorreu em 27 de abril de 2005, em amistoso no Pacaembu, quando o Brasil venceu a Guatemala por 3 a 0. Desde então, não houve retorno à amarelinha, encerrando oficialmente sua passagem pela equipe nacional.
Entre na conversa da comunidade