- O Brasileirão 2026 terá a divisão dos blocos Libra e FFU, com posições definidas para cada clube nas duas ligas.
- Libra inclui Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Remo, Santos, São Paulo e Vitória; FFU tem Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Mirassol e Vasco.
- Atlético-MG e Vitória já anunciaram que vão migrar do Libra para o FFU a partir de 2030.
- A mudança depende do contrato de direitos de transmissão vigente até 2029 e de aprovação do Cade, órgão que exige aprovação prévia para grandes movimentos.
- O Cade investiga possível gun jumping, ou seja, operações de alta concentração econômica entre os blocos, o que pode impactar as movimentações.
Brasileirão 2026 terá blocos de ligas com mudanças em vista para 2030. A organização envolve dois blocos, Libra e FFU, com ajustes anunciados por clubes que já sinalizaram migração entre ligas.
A alteração ocorre em meio a uma investigação do Cade sobre irregularidades nas ligas e a possibilidade de “gun jumping” (movimentação antes da aprovação regulatória). Atlético Mineiro e Vitória já confirmaram a troca para a FFU a partir de 2030.
A definição atual mantém Libra e FFU como estrutura para o Brasileirão 2026, com mudanças previstas apenas a partir de 2030, dependendo de decisões regulatórias e de contratos.
Libra
- Atlético-MG
- Bahia
- Flamengo
- Grêmio
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- Remo
- Santos
- São Paulo
- Vitória
*Atlético-MG e Vitória já anunciaram que migrarão para a FFU a partir de 2030.*
FFU (Futebol Forte União)
- Botafogo
- Chapecoense
- Corinthians
- Coritiba
- Cruzeiro
- Fluminense
- Internacional
- Mirassol
- Vasco
Entre na conversa da comunidade