- O tenista Novak Djokovic anunciou sua saída da Associação de Jogadores de Tênis Profissionais (PTPA), entidade que ajudou a fundar.
- A decisão, segundo ele, se deve à falta de alinhamento entre suas ideias e a direção da PTPA, especialmente em relação à transparência, à governança e à forma de como sua voz é representada.
- Djokovic afirmou que continuará focado no tênis, na família e em contribuir para o esporte de acordo com seus princípios e integridade.
- A PTPA foi criada em 2020 por Djokovic e Vasek Pospisil para oferecer mais autonomia aos jogadores, em paralelo à Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
- Ao longo dos anos, a entidade passou a representar atletas entre os 500 melhores da ATP e da WTA, mas debates sobre receitas, governança e condições de trabalho contribuíram para a separação de Djokovic.
O tenista Novak Djokovic anunciou neste domingo a saída da PTPA, a associação que ajudou a fundar. A decisão foi divulgada pelas redes sociais do sérvio, sem mais detalhes além do comunicado público.
Djokovic explicou que o rompimento decorre do desalinho entre as ideias da PTPA e seus valores pessoais. Ele destacou preocupações com transparência, governança e a forma de representação de sua voz e imagem.
No texto publicado, o atletas afirmou que mantém orgulho pela parceria com Vasek Pospisil na criação da PTPA, que visava ampliar a autonomia dos jogadores. Ainda assim, declarou que o capítulo dele na entidade chegou ao fim.
Contexto e motivação
A PTPA foi criada em 2020 por Djokovic e Pospisil para atuar paralelamente à ATP, buscando maior independência para os atletas. Inicialmente, os dois atuavam como copresidentes.
A organização passou a representar parte de atletas entre os top 500 da ATP e da WTA, além de duplistas entre os 200 melhores. Divergências sobre renda, governança e condições de trabalho passaram a pautar o debate interno.
Entre na conversa da comunidade