- A 68ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Assunção, formalizou a passagem da presidência pro tempore para o Uruguai.
- O Brasil foi representado pelo encarregado de Negócios Emerson Kloss na sessão.
- O novo foco da liderança é garantir o direito à educação, com ênfase em inclusão, permanência e conclusão das trajetórias educacionais.
- Foi anunciado o programa de trabalho para o biênio 2027-2028, orientado a ampliar acesso, permanência, revinculação e conclusão dos estudos.
- Os preparativos incluíram a reunião do Comitê Coordenador Regional e a apresentação de relatórios de progresso, além de planos sobre indicadores e terminologia educacional.
O Setor Educacional do Mercosul realizou a 68ª Reunião de Ministros da Educação em Assunção, Paraguai, na quinta-feira, 11 de junho. O encontro formalizou a passagem da presidência pro tempore do bloco do Paraguai para o Uruguai. O objetivo é alinhar metas para promover a inclusão, permanência e conclusão das trajetórias educacionais.
O representante do Brasil foi Emerson Kloss, encarregado de Negócios em Assunção, que participou da delegação no país vizinho. A reunião ocorreu no âmbito do esforço de integração regional em educação, com foco em metas compartilhadas entre os países membros e associados.
Transição e agenda futura
A cerimônia encerrou o ciclo de gestão paraguaia, que iniciou em 2026 após o Brasil exercer a presidência pro tempore no segundo semestre de 2025. O grupo aprovou o programa de trabalho para 2027-2028, centrado na abordagem integral das trajetórias educativas e na garantia do direito à educação.
O tema acordado aponta para políticas que ampliem o acesso, a permanência, a revinculação e a conclusão dos estudos. A proposta orienta ações para fortalecer a inclusão e o desempenho educacional na região, com ênfase na continuidade de políticas regionais.
Eventos preparatórios marcaram o processo, incluindo a reunião do Comitê Coordenador Regional nos dias 9 e 10 de junho. Representante do MEC, Clarissa Campos Figueirôa participou, descrevendo o progresso das comissões de Educação Básica, Tecnológica e Superior.
Relatórios de indicadores, terminologia educacional e as realizações do plano de trabalho para 2025-2026 foram apresentados, definindo as pautas prioritárias que os ministros da Educação deverão acompanhar nos próximos biênios.
Entre na conversa da comunidade