Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Mercosul Educacional: ministros definem metas na reunião

Uruguai assume a presidência pro tempore do Mercosul Educacional, com foco no direito à educação: acesso, permanência e conclusão das trajetórias

Mercosul Educacional
0:00
Carregando...
0:00
  • A 68ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Assunção, formalizou a passagem da presidência pro tempore para o Uruguai.
  • O Brasil foi representado pelo encarregado de Negócios Emerson Kloss na sessão.
  • O novo foco da liderança é garantir o direito à educação, com ênfase em inclusão, permanência e conclusão das trajetórias educacionais.
  • Foi anunciado o programa de trabalho para o biênio 2027-2028, orientado a ampliar acesso, permanência, revinculação e conclusão dos estudos.
  • Os preparativos incluíram a reunião do Comitê Coordenador Regional e a apresentação de relatórios de progresso, além de planos sobre indicadores e terminologia educacional.

O Setor Educacional do Mercosul realizou a 68ª Reunião de Ministros da Educação em Assunção, Paraguai, na quinta-feira, 11 de junho. O encontro formalizou a passagem da presidência pro tempore do bloco do Paraguai para o Uruguai. O objetivo é alinhar metas para promover a inclusão, permanência e conclusão das trajetórias educacionais.

O representante do Brasil foi Emerson Kloss, encarregado de Negócios em Assunção, que participou da delegação no país vizinho. A reunião ocorreu no âmbito do esforço de integração regional em educação, com foco em metas compartilhadas entre os países membros e associados.

Transição e agenda futura

A cerimônia encerrou o ciclo de gestão paraguaia, que iniciou em 2026 após o Brasil exercer a presidência pro tempore no segundo semestre de 2025. O grupo aprovou o programa de trabalho para 2027-2028, centrado na abordagem integral das trajetórias educativas e na garantia do direito à educação.

O tema acordado aponta para políticas que ampliem o acesso, a permanência, a revinculação e a conclusão dos estudos. A proposta orienta ações para fortalecer a inclusão e o desempenho educacional na região, com ênfase na continuidade de políticas regionais.

Eventos preparatórios marcaram o processo, incluindo a reunião do Comitê Coordenador Regional nos dias 9 e 10 de junho. Representante do MEC, Clarissa Campos Figueirôa participou, descrevendo o progresso das comissões de Educação Básica, Tecnológica e Superior.

Relatórios de indicadores, terminologia educacional e as realizações do plano de trabalho para 2025-2026 foram apresentados, definindo as pautas prioritárias que os ministros da Educação deverão acompanhar nos próximos biênios.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais