Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

MEC fecha acordo internacional para estratégia de educação conjunta

MEC assina Declaração de Barcelona para a Estratégia Ibero-Americana de Educação, com diretrizes sobre IA ética, respostas a crises e educação profissional

MEC firma acordo internacional para estratégia conjunta em educação
0:00
Carregando...
0:00
  • O Ministério da Educação assinou a Declaração de Barcelona, que prevê a construção de uma Estratégia Ibero-Americana de Educação, na quinta-feira, 28 de maio, durante a 29ª Conferência Ibero-Americana de Ministros de Educação em Barcelona.
  • O acordo envolve 22 países e busca fortalecer políticas públicas educacionais de forma integrada e sustentável, com coordenação da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib).
  • O documento estabelece diretrizes para o uso ético da inteligência artificial na educação, para respostas a emergências em ambientes escolares e para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica.
  • Entre os pontos, há a criação de marcos comuns para uso ético da IA, intercâmbio de experiências e construção de protocolos de prevenção, resposta e recuperação de sistemas educacionais em crises.
  • O acordo será encaminhado à 30ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, marcada para 4 e 5 de novembro em Madrid.

O Ministério da Educação assinou, na quinta-feira 28 de maio, a Declaração de Barcelona sobre Educação, para a construção de uma Estratégia Ibero-Americana de Educação. O acordo foi firmado durante a 29ª Conferência Ibero-Americana de Ministras e Ministros de Educação, realizada esta semana em Barcelona, Espanha, e envolve 22 países da região.

O documento, elaborado com a coordenação da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), estabelece diretrizes comuns voltadas ao uso seguro e responsável da inteligência artificial na educação, à capacidade de reação a emergências em escolas e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica.

Entre os pontos-chave está a criação de marcos para a utilização ética da IA nos sistemas de ensino, o intercâmbio de experiências entre os países e a construção de protocolos de prevenção, resposta e recuperação ante crises educacionais. O MEC enfatiza a necessidade de transformar digitalmente sem ampliar desigualdades.

Representando o MEC, o secretário-executivo Rodolfo Cabral destacou desafios comuns na IA educacional. Ele afirmou que é preciso educar sobre as tecnologias de forma ética e centrada no desenvolvimento humano, assegurando que a transformação digital reduza desigualdades.

Na área de educação profissional, há compromissos para uma agenda comum de modernização e flexibilização da formação, visando maior articulação com o mercado de trabalho e o desenvolvimento produtivo, por meio de cooperação e compartilhamento de boas práticas.

Os participantes ressaltaram a valorização dos profissionais da educação, com foco em formação continuada, bem-estar e desenvolvimento profissional. A conferência reuniu representantes de mais de 20 países, consolidando-se como espaço de diálogo e articulação.

Parcerias e próximos passos

O acordo será encaminhado à 30ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, marcada para Madrid, nos dias 4 e 5 de novembro. O MEC reafirma, com a assinatura, o compromisso com cooperação internacional e políticas que promovam inovação, inclusão e desenvolvimento social no país.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais