- O MEC começa a enviar mensagens personalizadas sobre a 3ª parcela do Pé-de-Meia aos estudantes, a partir de 26 de maio.
- As mensagens chegam pelo WhatsApp e pelo Caixa Postal Gov.br, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
- Existem duas mensagens possíveis: uma com informações sobre pagamento e requisitos, e outra informando que a frequência ficou abaixo de 80%; há orientação para recuperação ao atingir a frequência mínima.
- O pagamento da 3ª parcela de 2026 ocorrerá entre 25 de maio e 1º de junho.
- Em segurança, o governo alerta que não envia links para dados pessoais e reforça a autenticidade pela conta verificada e pela Caixa Postal Gov.br.
O Ministério da Educação (MEC) vai enviar mensagens personalizadas sobre a 3ª parcela do Pé-de-Meia para estudantes da rede pública. O envio começa nesta terça-feira, 26 de maio, por meio do WhatsApp e do aplicativo Caixa Postal Gov.br, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
As mensagens chegam conforme a situação de cada beneficiário. Quem estiver apto receberá informações sobre o pagamento, confirmação de requisitos atendidos e lembrete de frequência mínima para as próximas parcelas, além de poder consultar o status e conversar via Chat Gov.br. O pagamento da 3ª parcela de 2026 ocorrerá entre 25 de maio e 1º de junho.
Já quem não atingiu a frequência mínima de 80% nas aulas receberá outra comunicação informando a condição. Nessa mensagem também há orientação para recuperar o valor e ter direito às parcelas futuras ao atingir a frequência necessária. Em ambos os casos, é possível consultar a situação no Pé-de-Meia e usar o Chat Gov.br para tirar dúvidas.
Segurança
Para evitar fraudes, o Governo alerta que não são enviados links para solicitar dados ou verificar saldos. Desconfie de mensagens fora da plataforma Gov.br que solicitem acesso a dados pessoais. A autenticidade é assegurada pelo selo azul de conta verificada do Governo do Brasil no WhatsApp e pela recepção da mesma mensagem na Caixa Postal Gov.br.
Pé-de-Meia
Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de poupança com incentivo financeiro-educacional, voltado à permanência e conclusão do ensino médio público. Estados, municípios e o Distrito Federal fornecem as informações para viabilizar o benefício aos estudantes das redes locais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Entre na conversa da comunidade