- Na Bahia, o Pé-de-Meia completa dois anos em 2026, beneficiando 566.616 estudantes, o que corresponde a 67% do total de alunos do ensino médio das redes públicas locais.
- O programa ajudou a reduzir o abandono escolar pela metade, de 12,9% em 2022 para 6,5% em 2024. Também houve queda de 69% nas reprovações e 42% no atraso idade-série entre 2022 e 2025.
- Ao todo, 5,6 milhões de estudantes participaram do Pé-de-Meia no país, com investimento de 18,6 bilhões de reais, resultando em queda de 43% no abandono escolar em média.
- No estado, 53% dos beneficiários são meninas e 89,2% são negros (pretos e pardos); 2.630 estudantes indígenas receberam o incentivo nos dois primeiros anos.
- O benefício envolve R$ 200 por mês mediante frequência, R$ 1.000 por ano de ensino concluído com aprovação e parcela extra para quem faz o Enem no ano de conclusão.
A Bahia registrou uma queda de 50% no abandono escolar do ensino médio após dois anos do Pé-de-Meia, segundo dados divulgados pelo MEC. Entre 2022 e 2024, a taxa de abandono no estado caiu de 12,9% para 6,5%, e a reprovação recebeu queda de 69%. A distorção idade-série também recuou 42% entre 2022 e 2025.
Ao todo, 566.616 estudantes baianos foram beneficiados desde o início do programa, o que representa 67% do total de alunos das redes públicas do estado. A iniciativa tem contribuído para manter jovens na escola com indicadores positivos de continuidade e conclusão.
Em todo o Brasil, o Pé-de-Meia alcançou 5,6 milhões de participantes, com investimento de 18,6 bilhões de reais. A soma resultou na diminuição da taxa de abandono escolar em cerca de 43%.
Como funciona o Pé-de-Meia na Bahia
O programa atende estudantes do ensino médio matriculados em redes públicas, com titularidade de famílias cadastradas no CadÚnico, que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa. Na Bahia, 53% dos beneficiários são meninas e 89,2% se identificam como negros (pretos ou pardos). Durante dois anos, foram registrados 2.630 estudantes indígenas entre os participantes.
Os bolsistas recebem R$ 200 mensais mediante frequência regular e, ao concluir o ensino médio com aprovação, recebem R$ 1.000 por ano. Há ainda uma parcela adicional destinada àqueles que participam do Enem no ano de conclusão. Os pagamentos mensais ajudam em despesas diárias, enquanto a parcela de R$ 1.000 fica em poupança, para saque após a conclusão do ensino médio.
Contexto nacional e fontes
Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia tem como objetivo ampliar a inclusão e reduzir desigualdades educacionais por meio de incentivos financeiros. Estados, municípios e o Distrito Federal repassam informações para viabilizar o acesso ao benefício. As informações de Bahía foram compiladas pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Assessoria de Comunicação Social do MEC.
Entre na conversa da comunidade