- Em dois anos, o Pé-de-Meia reduziu o abandono escolar em São Paulo em 33%, beneficiando 775.865 estudantes, o que representa 38% do total de alunos das redes públicas do estado.
- A taxa de abandono no estado caiu de 3,9% em 2022 para 2,6% em 2024; a taxa de reprovação recuou 43% e o atraso escolar (distorção idade-série) caiu 19% entre 2022 e 2025.
- Em todo o país, o programa soma 5,6 milhões de participantes, com investimento de R$ 18,6 bilhões, contribuindo para a redução do abandono em 43%.
- O perfil dos participantes de São Paulo: 50,3% são meninas, 52,2% negros (pretos e pardos); 833 estudantes indígenas receberam o benefício; metade das famílias é cadastrada no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
- Os benefícios incluem: R$ 200 por mês pela frequência escolar, R$ 1.000 por ano de ensino concluído com aprovação, além de parcela adicional para quem faz o Enem no ano de conclusão.
O Pé-de-Meia completa dois anos em 2026 e, desde a sua criação, contribuiu para a redução do abandono escolar em São Paulo. Em 2022, a taxa de abandono no estado era de 3,9%; em 2024 caiu para 2,6%. A reprovação também recuou, em 43%, entre 2022 e 2025. O atraso escolar diminuiu 19% nesses anos.
Ao todo, 775.865 estudantes paulistas foram beneficiados desde o início do programa, correspondente a 38% do total de alunos do ensino médio na rede pública estadual. O ganho local é destacado como indicativo de inclusão e maior permanência na escola.
Em âmbito nacional, o Pé-de-Meia atendeu 5,6 milhões de estudantes e contabilizou investimento de R$ 18,6 bilhões. A iniciativa resultou na redução da taxa de abandono em cerca de 43%.
Perfil dos participantes
O programa atende predominantemente estudantes cadastrados no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Em São Paulo, 50,3% dos beneficiários são meninas e 52,2% são negros (pretos e pardos). Ao longo de dois anos, 833 indígenas receberam o incentivo.
Como funciona o benefício
Os estudantes do ensino médio recebem R$ 200 mensais mediante frequência escolar. Além disso, R$ 1.000 são liberados ao ano, mediante aprovação, com a segunda parcela destinada a quem conclui o ensino médio. Quem participa do Enem também tem benefício adicional no ano de conclusão.
Contexto e quem participa
O Pé-de-Meia foi instituído pela Lei nº 14.818/2024, com o objetivo de promover permanência e conclusão escolar, reduzindo desigualdades e ampliando a inclusão pela educação. Estados, municípios e o Distrito Federal fornecem informações para execução do incentivo. Essas informações ajudam a manter o apoio aos estudantes das redes públicas.
Entre na conversa da comunidade