Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Abandono escolar em SC cai 16% após dois anos de Pé-de-Meia

Pé-de-Meia completa dois anos em Santa Catarina com queda de abandonos escolares em 16%, 85 mil beneficiários e redução de 13% nas reprovações

Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O Pé-de-Meia completa dois anos em 2026; em Santa Catarina, o abandono escolar caiu 16% desde a implantação, passando de 5,7% em 2022 para 4,8% em 2024.
  • Em SC, 85.404 estudantes foram beneficiados, cerca de 25% do total de alunos do ensino médio nas redes públicas; o investimento local foi de R$ 274,6 milhões em 2024 e 2025.
  • Em todo o Brasil, o programa envolveu 5,6 milhões de estudantes, com investimento de R$ 18,6 bilhões, o que levou a uma redução de 43% na taxa de abandono escolar.
  • O perfil dos beneficiários em Santa Catarina mostra 52,8% de meninas, 32,1% de negros (pretos e pardos) e 641 indígenas; o programa atende jovens de famílias cadastradas no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
  • Os benefícios incluem R$ 200 por mês pela frequência e R$ 1.000 por ano de ensino concluído com aprovação; há ainda parcela extra para quem faz o Enem no ano de conclusão.

O Pé-de-Meia completará dois anos em 2026 e já impactou o ensino médio em Santa Catarina. Em duas fases do programa, o estado registrou queda de 16% no abandono escolar entre 2022 e 2025. A taxa caiu de 5,7% para 4,8%.

A iniciativa beneficiou 85,4 mil estudantes no estado, equivalente a 25% dos alunos do ensino público estadual. O investimento local somou 274,6 milhões de reais nos anos letivos de 2024 e 2025, para incentivar a permanência e a conclusão dos estudos.

Em todo o Brasil, o Pé-de-Meia reuniu 5,6 milhões de participantes, com investimento de 18,6 bilhões de reais. O resultado foi uma redução de 43% na taxa de abandono escolar no período analisado.

Perfil dos participantes

Entre os beneficiários de Santa Catarina, 52,8% são meninas. Dessa população, 32,1% se identificam como pretos ou pardos. Desde o início do programa, 641 estudantes indígenas receberam o incentivo.

Estrutura do benefício

Os estudantes recebem 200 reais por mês, mediante frequência regular. Ao concluir o ensino médio com aprovação, ocorre o pagamento de 1.000 reais por ano, depositado em poupança. Um adicional depende da participação no Enem.

Objetivo e funcionamento

Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca reduzir desigualdades educacionais e estimular a mobilidade social. Estados, municípios e o Distrito Federal repassam informações para viabilizar o acesso aos integrantes das redes de ensino.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais