- Em dois anos, o abandono escolar em Minas Gerais caiu 24%, com 492.524 estudantes beneficiados, equivalentes a 49% do total de alunos do ensino médio da rede pública mineira.
- A taxa de reprovação recuou 11% e o atraso escolar (distorção idade-série) caiu 33% entre 2022 e 2025.
- Em todo o país, o Pé-de-Meia tem 5,6 milhões de participantes e investimento de R$ 18,6 bilhões, reduzindo o abandono escolar em 43%.
- O programa atende principalmente estudantes com Cadúnico; entre os beneficiários em Minas, 51,8% são meninas e 70,6% são negros (pretos ou pardos, conforme o recorte).
- Os participantes recebem R$ 200 por mês mediante frequência, e R$ 1.000 por ano de conclusão com aprovação, com poupança para saque após a conclusão do ensino médio.
O Pé-de-Meia completa dois anos em 2026 e mostra queda no abandono escolar em Minas Gerais. O estado registrou redução de 24% no número de alunos fora do ensino médio desde o início do programa, de 2022 para 2025.
Ao todo, 492.524 estudantes mineiros foram beneficiados, o que corresponde a 49% do total de alunos das redes públicas locais. A taxa de reprovação também recuou 11% no mesmo intervalo, enquanto a distorção idade-série caiu 33%.
Escopo e financiamento no Brasil
Em nível nacional, o programa contou com 5,6 milhões de participantes e investimento de 18,6 bilhões de reais, resultando em uma redução de quase metade na taxa de abandono escolar, segundo o MEC.
Perfil dos beneficiários em MG
O Pé-de-Meia atende estudantes de família inscrita no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Em Minas, 51,8% dos beneficiários são meninas e 70,6% são pretos ou pardos; 1.107 estudantes indígenas receberam incentivo no estado.
Estrutura dos pagamentos
As crianças do ensino médio recebem 200 reais por mês mediante frequência. Ao concluir a etapa com aprovação, recebem 1.000 reais por ano, depositados em poupança. Cancelamentos de participação não são mencionados, mas o programa prevê saída pós-término.
Objetivo do programa
Instituído pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca manter alunos na escola e promover a conclusão do ensino médio, reduzindo desigualdades. Estados, municípios e o Distrito Federal fornecem informações para viabilizar o incentivo.
Entre na conversa da comunidade