Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Abandono escolar em MG cai 24% após dois anos do programa Pé-de-Meia

Dois anos do Pé-de-Meia reduzem abandono escolar em Minas Gerais em 24%, com 492.524 beneficiários (49% dos alunos públicos) e queda de 11% nas reprovações

Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • Em dois anos, o abandono escolar em Minas Gerais caiu 24%, com 492.524 estudantes beneficiados, equivalentes a 49% do total de alunos do ensino médio da rede pública mineira.
  • A taxa de reprovação recuou 11% e o atraso escolar (distorção idade-série) caiu 33% entre 2022 e 2025.
  • Em todo o país, o Pé-de-Meia tem 5,6 milhões de participantes e investimento de R$ 18,6 bilhões, reduzindo o abandono escolar em 43%.
  • O programa atende principalmente estudantes com Cadúnico; entre os beneficiários em Minas, 51,8% são meninas e 70,6% são negros (pretos ou pardos, conforme o recorte).
  • Os participantes recebem R$ 200 por mês mediante frequência, e R$ 1.000 por ano de conclusão com aprovação, com poupança para saque após a conclusão do ensino médio.

O Pé-de-Meia completa dois anos em 2026 e mostra queda no abandono escolar em Minas Gerais. O estado registrou redução de 24% no número de alunos fora do ensino médio desde o início do programa, de 2022 para 2025.

Ao todo, 492.524 estudantes mineiros foram beneficiados, o que corresponde a 49% do total de alunos das redes públicas locais. A taxa de reprovação também recuou 11% no mesmo intervalo, enquanto a distorção idade-série caiu 33%.

Escopo e financiamento no Brasil

Em nível nacional, o programa contou com 5,6 milhões de participantes e investimento de 18,6 bilhões de reais, resultando em uma redução de quase metade na taxa de abandono escolar, segundo o MEC.

Perfil dos beneficiários em MG

O Pé-de-Meia atende estudantes de família inscrita no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Em Minas, 51,8% dos beneficiários são meninas e 70,6% são pretos ou pardos; 1.107 estudantes indígenas receberam incentivo no estado.

Estrutura dos pagamentos

As crianças do ensino médio recebem 200 reais por mês mediante frequência. Ao concluir a etapa com aprovação, recebem 1.000 reais por ano, depositados em poupança. Cancelamentos de participação não são mencionados, mas o programa prevê saída pós-término.

Objetivo do programa

Instituído pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca manter alunos na escola e promover a conclusão do ensino médio, reduzindo desigualdades. Estados, municípios e o Distrito Federal fornecem informações para viabilizar o incentivo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais