- O MEC oferecerá atendimento sobre o programa Pé-de-Meia em Teresina (PI) nos seis e sete de março, das nove às dezoito.
- O espaço fica no Ginásio Arena Verdão, na Rua Rui Barbosa, Centro, e não é necessário agendamento prévio; todos os serviços são gratuitos.
- A ação Governo do Brasil na Rua é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência e envolve ministérios e órgãos federais, com apoio da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado do Piauí.
- Estão previstas cerca de trinta ações em diferentes regiões do país; a iniciativa já passou por várias capitais e busca aproximar o Estado da população e ampliar a participação social.
- O Pé-de-Meia é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio público e oferece incentivos para matrícula, frequência, conclusão e participação no ENEM, beneficiando mais de quatro milhões de jovens no país.
O Ministério da Educação (MEC) vai prestar atendimento sobre o programa Pé-de-Meia a população de Teresina (PI) nesta sexta e sábado, 6 e 7 de março. O atendimento ocorre durante a ação Governo do Brasil na Rua, das 9h às 18h, no Ginásio Arena Verdão, no Centro (Norte). Não é necessário agendamento.
A iniciativa é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) em parceria com ministérios e órgãos federais. Em Teresina, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado do Piauí também participam do esforço. A ação já passou por outras regiões do país.
No espaço dedicado ao MEC, o Pé-de-Meia fica em destaque como ferramenta de inclusão educacional. O programa oferece incentivos financeiros para estudantes de baixa renda do ensino médio público que se matriculam, frequentam a escola, concluem os estudos e participam do Enem.
Durante a atividade, equipes do MEC atenderão diretamente famílias, com orientação sobre critérios de participação e funcionamento do programa. Haverá jogos interativos e materiais informativos sobre direitos dos estudantes ao benefício.
Governo do Brasil na Rua é uma estratégia de interiorização de políticas públicas federais. Além do MEC, participam órgãos como MGI, MM, MDS, MEMP, MMA, MPS, Secom, MS, MinC, Sesi, Senai, Sebrae e Caixa Econômica Federal.
A ação busca aproximar o governo da população e aumentar a participação social, especialmente em comunidades mais vulneráveis. Serão oferecidos serviços gratuitos, como atendimento de saúde, oficinas de qualificação profissional e emissão de documentos.
Entre os objetivos do evento, está a divulgação de informações sobre programas sociais e direitos dos cidadãos. A ação já ocorreu em Brasília, São Paulo, Macapá, Campo Grande, Goiânia e Vitória, consolidando-se como canal de acesso a serviços públicos.
O Pé-de-Meia é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio público e visa a permanência e a conclusão da educação básica. O programa já beneficiou mais de 4 milhões de jovens em todo o país, contribuindo para reduzir desigualdades educacionais.
Entre na conversa da comunidade