- MEC promoverá série de webinários sobre Escola que Protege nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, às 15h, com transmissões ao vivo no YouTube do MEC e no Conviva Educação, em parceria com a Undime e com intérprete de Libras.
- O objetivo é orientar secretarias de educação e equipes gestoras na implementação de estratégias de prevenção de violências e promoção da cultura de paz, abordando governança, diagnóstico e implementação do ProEP e dos Planteves.
- Os encontros vão tratar do uso de dados do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave) para diagnóstico local e da construção de planos territoriais intersetoriais de enfrentamento das violências nas escolas (Planteves).
- No segundo dia, será discutido o planejamento e a construção dos Planteves, com pactuação intersetorial, territorialização, prioridades, responsabilidades e indicadores.
- No último dia, o foco será a aplicação prática do ProEP nas escolas: integração aos projetos político-pedagógicos, planos de convivência, rotinas escolares e ações de fortalecimento da convivência democrática.
O MEC promoverá uma série de webinários sobre a iniciativa Escola que Protege, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, às 15h. O objetivo é orientar secretarias de educação e equipes gestoras na implementação de estratégias de prevenção à violência e promoção da cultura de paz nas escolas.
As transmissões serão ao vivo pelo YouTube do MEC e pelo Conviva Educação, com apoio da Undime. Um intérprete de Libras estará presente para ampliar o acesso aos conteúdos. Os encontros trazem medidas de gestão para ambientes escolares mais seguros.
Ao longo dos encontros, serão abordados governança, diagnóstico escolar e implementação prática do ProEP, além dos Planos Territoriais Intersetoriais de Enfrentamento das Violências nas Escolas (Planteves). Esses planos articulam ações entre educação, saúde e segurança.
Primeiro dia: 10 de fevereiro
No dia 10, o tema é Governança e Diagnóstico no ProEP, apresentando fundamentos do programa e o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave). O Snave mapeia ocorrências e divulga soluções de gestão.
Será discutido o uso de dados do Snave para organizar a governança intersetorial e o autodiagnóstico das escolas. Também serão abordados papéis das secretarias de educação, comissões intersetoriais e integração com o Sistema de Garantia de Direitos.
Segundo dia: 11 de fevereiro
O webinário de 11 de fevereiro foca no Planejamento e Construção dos Planteves no ProEP para as Secretarias de Educação. O conteúdo transforma diagnóstico em objetivos, metas, ações, prazos e indicadores.
Abordam pactuação intersetorial, territorialização das ações, priorização de problemas e responsabilidades. Também será apresentada a importância do ciclo de planejamento, execução, monitoramento e ajuste de rotas.
Terceiro dia: 12 de fevereiro
Em 12 de fevereiro, o tema é Escola que Protege na Prática, para secretarias de educação e equipes gestoras. O foco é a implementação prática do ProEP e a conexão entre planejamento territorial e rotina escolar.
Serão discutidos fortalecimento da convivência democrática, prevenção às violências, ativação de protocolos e articulação com a rede de proteção. O encontro destaca a integração com projetos pedagógicos e planos de convivência.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secadi.
Entre na conversa da comunidade