- O MEC entregou simbolicamente 1,7 mil Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e 228 vales-computadores de 3 mil reais a professores de Mato Grosso, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, durante a inauguração do Campus Várzea Grande do IFMT.
- No estado, mais de 50 mil docentes podem solicitar a CNDB; das escolas de Cuiabá, são 24,9 mil profissionais elegíveis, e mais de 2 mil docentes podem receber o voucher para compra de computador.
- O ato contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e também marcou a posse do reitor do IFMT, Julio César dos Santos.
- A CNDB amplia acesso a benefícios para docentes da rede pública e privada, incluindo descontos em atividades culturais e condições exclusivas em hospedagem, serviços e tecnologia por meio do programa #TôComProf.
- A cerimônia integra a agenda de visitas do MEC a Várzea Grande e Cuiabá, em continuidade aos compromissos com o programa Mais Professores para o Brasil.
O Ministério da Educação entregou simbolicamente mais de 1,7 mil carteiras CNDB e 228 vales-computadores de 3 mil reais para professores de Mato Grosso. A cerimônia ocorreu durante a inauguração do Campus Várzea Grande do IFMT e a posse do reitor Julio César dos Santos, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro.
No estado, mais de 50 mil docentes podem solicitar a CNDB, sendo 24,9 mil em Cuiabá e mais de 2 mil elegíveis ao voucher para compra de computadores. A ação integra o programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo valorizar a profissão e ampliar benefícios aos docentes.
Representante dos professores de MT, a professora Renata Carvalho destacou que a CNDB unifica a categoria e facilita o acesso a benefícios, como descontos culturais. A observação foi apresentada durante a cerimônia na Várzea Grande.
A CNDB facilita o acesso a serviços e produtos para redes pública e privada, abrangendo descontos em cinemas, teatros e shows, além de condições exclusivas em hospedagem, ferramentas pedagógicas e tecnologia. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores, com a parceria TôComProf, que envolve empresas privadas.
Inauguração e agenda
A cerimônia de entrega das carteiras e a inauguração do Campus Várzea Grande fazem parte de uma agenda do MEC em Várzea Grande e Cuiabá. Às 11h30, Camilo Santana segue para o campus de Cuiabá da UFMT para vistoria técnica das obras do Centro de Vivências.
Mais Professores para o Brasil
O programa, criado pelo Decreto nº 12.358/2025, reconhece o papel central dos docentes e visa fortalecer formação, incentivar ingresso na educação pública e valorizar o magistério. Entre as ações estão Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores e Prova Nacional Docente, entre outras.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SE.
Entre na conversa da comunidade