- Está disponível, na Página do Participante, a declaração de atendimento às condições de certificação do Enem 2025, que permite a pré-matrícula em instituições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
- Pela primeira vez, a certificação de conclusão do ensino médio obtida pelo Enem pode ser usada nos processos seletivos do Ministério da Educação, incluindo Sisu, Prouni e Fies, com inscrições de 3 a 6 de fevereiro.
- Para obter a declaração ou a certificação, o candidato precisa ter mais de 18 anos na data da prova, obter no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação.
- A certificação digital de conclusão do ensino médio ficará disponível a partir de 2 de março, emitida pelos institutos federais, dispensando o comparecimento presencial e permitindo acesso à educação superior no mesmo ano.
- Os resultados do Sisu foram divulgados na quinta-feira, 29 de janeiro, e a certificação digital será disponibilizada por meio do portal do Inep.
O Enem 2025 disponibilizou a declaração de atendimento às condições de certificação para a conclusão do ensino médio, com abertura para pré-matrícula em instituições da educação superior. O documento está disponível na Página do Participante e acompanha o anúncio dos resultados do Sisu, divulgados na quinta-feira, 29 de janeiro.
A certificação pode ser usada, pela primeira vez, nos processos seletivos do MEC para Sisu, Prouni e Fies. As inscrições ocorrem entre 3 e 6 de fevereiro. A declaração pode ser apresentada antes do certificado, desde que o candidato atenda aos pré-requisitos e aos prazos das instituições.
Como funciona a declaração
Para obter a declaração, o candidato precisa ter mais de 18 anos na data da prova e alcançar, no Enem, pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação. Em seguida, poderá se inscrever nas etapas de seleção das instituições.
Certificação digital e prazos
A certificação digital de conclusão do ensino médio estará disponível a partir de 2 de março. O portal do Inep deve oferecer o sistema para emissão do certificado, que será validado pelos institutos federais. O documento dispensa o comparecimento presencial e facilita o acesso à educação superior no mesmo ano.
Entre na conversa da comunidade