- MEC realizou, em 29 de janeiro, o webinário “Ensino Médio como política estratégica em pauta nas semanas pedagógicas” para apoiar o planejamento e a gestão das secretarias estaduais de educação durante suas jornadas pedagógicas, e integrar o Pé-de-Meia à Política Nacional do Ensino Médio.
- O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e reuniu cerca de 300 participantes, entre articuladores da Renapem, equipes estaduais da PNAEM, operadores de institutos federais e redes municipais.
- Na abertura, a secretária de educação básica do MEC, Katia Schweickardt, ressaltou a importância de reduzir abandono e evasão, tornar o currículo mais atrativo e a escola mais acolhedora.
- A diretora do Pé-de-Meia, Marisa Costa, afirmou que o momento representa o movimento formativo de 2026 para a equipe técnica que atua com a política do ensino médio e o programa.
- A programação abordou cinco eixos temáticos: Marco Conceitual da Formação; evasão, abandono e frequência escolar; papel do Pé-de-Meia na trajetória escolar; e orientações operacionais para as redes, com foco em calendário, elegibilidade, comunicação e gestão de frequência com uso de dados.
O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta quinta-feira, 29 de janeiro, um encontro online sobre o ensino médio como política estratégica. O evento abriu uma ação para apoiar o planejamento e a gestão das secretarias estaduais de educação durante as jornadas pedagógicas. A transmissão ocorreu pelo canal do MEC no YouTube.
O foco foi integrar o Programa Pé-de-Meia à Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), promovendo uma visão sistêmica do ensino médio público. A iniciativa busca ampliar o acesso, a permanência e a trajetória escolar dos jovens, alinhando ações com as jornadas pedagógicas das redes estaduais.
Na abertura, a secretária de Educação Básica do MEC enfatizou a importância de enfrentar dificuldades comuns às equipes e assegurar o direito de aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Ela citou combate ao abandono, à evasão e a necessidade de tornar o currículo mais atrativo e acolhedor.
O programa Pé-de-Meia recebeu elogios da diretora do programa, que também atua na área de Incentivos de Estudantes da Educação Básica. Ela afirmou que o encontro representa o movimento formativo de 2026 para a equipe técnica responsável pela política do ensino médio nos estados e pelo programa Pé-de-Meia.
Participantes e formato
O evento, transmitido pelo YouTube, reuniu cerca de 300 pessoas. Entre os presentes estavam articuladores da Renapem, equipes estaduais da PNAEM, operadores de institutos federais, redes municipais de ensino e demais atores do Pé-de-Meia.
Eixos temáticos
A programação abordou cinco temas: Marco Conceitual da Formação, com prioridade estratégica ao ensino médio e ao caráter integrado do Pé-de-Meia; Evasão, abandono e frequência escolar, com foco nas dimensões da evasão e no uso da frequência como indicador pedagógico; O papel do Pé-de-Meia na trajetória escolar; e Orientações operacionais para as redes, com calendário, elegibilidade, comunicação, gestão de frequência e uso pedagógico de dados.
Entre na conversa da comunidade