Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

MIT Open Learning abre portas antes inimagináveis

MITx transforma atuação da ONG indonésia Baitul Enza, usando dados e políticas públicas para ampliar suporte a estudantes carentes

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Munip Utama stands before a whiteboard, gesturing. A laptop sits open on the table in front of him.
0:00
Carregando...
0:00
  • Munip Utama usou o MITx MicroMasters em Data, Economics, and Design of Policy para fortalecer o trabalho dele na Baitul Enza, organização que ajuda estudantes carentes na Indonésia.
  • O pesquisador e gestor teve uma origem humilde, com pai professor e mãe falecida, o que o motivou a buscar educação superior; concluiu economia na UIN Jakarta e foi a segunda pessoa da família a formar-se.
  • Ele entrou na Baitul Enza dois meses antes da graduação e hoje comanda programas e o desenvolvimento da organização.
  • O programa MITx, promovido pelo Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) e pela MIT Open Learning, ofereceu formação rigorosa em análise de dados, raciocínio econômico e design de políticas, com bolsas por renda para viabilizar os estudos.
  • As aprendizagens têm influenciado o modo como Utama gerencia a entidade, aplicando abordagens baseadas em evidências, desenvolvendo módulos de aprendizado com dados reais e buscando apoio de governos e parceiros para ampliar o impacto.

Munip Utama participou do MITx MicroMasters Program in Data, Economics, and Design of Policy, realizado pela MIT Open Learning em parceria com o J-PAL. O curso reforçou ações de uma ONG que ele coordena, voltada a estudantes carentes na Indonésia.

O programamento ajudou Utama a aplicar análises de dados, raciocínio econômico e desenho de políticas em projetos da Baitul Enza, organização sem fins lucrativos que atua com pesquisa e auxílio direto a alunos em situação de vulnerabilidade.

Utama vem de família de educadores: o pai é professor na escola básica de uma área remota; a mãe já faleceu. Desafios financeiros motivaram sua trajetória, que o levou a concluir economia pela UIN Jakartá, tornando-se o segundo da família a obter diploma universitário.

Ele ingressou na Baitul Enza dois meses antes da formatura, inicialmente via projeto de pesquisa da faculdade, e hoje atua como gerente, coordenando programas e perspectivas de crescimento. A entrevista segue o impacto da formação no trabalho.

Em foco: o que mudou no trabalho de Utama

Segundo ele, o DEDP ampliou a capacidade de conduzir estudos independentes e colaborativos sobre pobreza e desigualdade. A formação fortaleceu a orientação de mentoria para jovens pesquisadores locais.

O programa oferece apoio financeiro com base na renda, o que foi essencial para Utama, pois a ONG depende de doações e voluntariado. As bolsas do MITx permitiram manter o foco nos estudos sem insegurança financeira.

Além disso, Utama descreve como as técnicas ensinadas influenciam o desenho, monitoramento e avaliação de programas da Baitul Enza, aumentando a relação custo-efetividade e o potencial de atrair parceiros.

Perspectivas e próximos passos

Com a base adquirida, ele planeja ampliar pesquisas que gerem evidências políticas relevantes na Indonésia. A meta é ampliar o alcance de intervenções educacionais para jovens marginalizados.

O objetivo também inclui formar uma comunidade que use dados para decisões, fortalecendo a atuação da ONG e influenciando políticas públicas educacionais no país.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais