- O MEC informou que 50,8 mil professores da Paraíba podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB).
- Também houve anúncio de que 1,8 mil educadores paraibanos com melhor desempenho podem receber o voucher do Reconhecimento Mais Professores.
- Em João Pessoa, o ministro Camilo Santana entregou a CNDB para mais de 1,3 mil docentes e 100 vouchers do Reconhecimento Mais Professores.
- Foram entregues 76 ônibus escolares a municípios paraibanos pelo Programa Caminho da Escola.
- A cerimônia também destacou a inauguração da Sala do Amanhã Digital, na Escola Técnica Estadual de Bayeux, como parte do Programa Amanhã Digital.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira 16, em João Pessoa (PB), que 50,8 mil professores da Paraíba poderão solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções da região, com a presença do ministro Camilo Santana. Ao todo, a iniciativa integra o programa Mais Professores.
Além disso, o MEC informou que 1,8 mil docentes paraibanos com alto desempenho poderão receber o voucher do Reconhecimento Mais Professores. Na prática, 1.360 CNDBs foram entregues simbolicamente, como parte do total a ser emitido para o estado. Também foram anunciados 100 vouchers do programa.
76 ônibus escolares foram entregues a municípios paraibanos, dentro do Programa Caminho da Escola. A cerimônia destacou que, em 2025, a Paraíba já havia adquirido 313 veículos por meio de adesão à ata de registro de preços do FNDE, a maior da história do governo federal, com mais de 15 mil ônibus licitados.
CNDB e Reconhecimento Mais Professores
As ações visam valorizar a carreira docente e ampliar o acesso a benefícios. A CNDB oferece acesso facilitado a descontos em atividades culturais e serviços do programa Mais Professores, além de condições especiais em hospedagem e tecnologia. O voucher do Reconhecimento Premia docentes com melhor desempenho no Ideb, levando em conta contextos socioeconômicos desafiadores.
A representante paraibana dos docentes na cerimônia, Tarciele Correa Pereira, professora de Artes da Escola Cidadã Integral Técnica Melquíades Vilar de Taperoá, agradeceu as ações do governo federal e dos estados em benefício da educação. Ela ressaltou investimentos que traduzem transformação na prática educativa.
Transporte e inovação educacional
Durante o evento, o MEC também destacou a entrega de 76 ônibus escolares para municípios paraibanos. Os veículos integram a rede de apoio ao Ensino Fundamental, com foco em ampliar o acesso e a permanência dos estudantes na escola, especialmente em áreas com dificuldade de deslocamento.
Na mesma manhã, Santana participou da inauguração da Sala do Amanhã Digital, na Escola Técnica Estadual de Bayeux. A iniciativa integra o Programa Amanhã Digital, buscando preparar alunos para o futuro com tecnologia, criatividade e resolução de problemas.
A agenda da comitiva do MEC na Paraíba, entre 15 e 16 de dezembro, incluiu ainda ações em Campina Grande, João Pessoa e intervenções em instituições como UFCG, IFPB e UFPB, com foco em infraestrutura, capacitação e novas instalações.
Entre na conversa da comunidade