Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolgeopolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Museu Penn abre galeria de Nativos da América do Norte após reforma de dois anos

Nova galeria Native North America do Penn Museum abre com curadoria de oito nativos, espaço de 2.000 pés quadrados, foco em vozes contemporâneas e ética museal

Imagem do autor
Por Revisado por Luiz Cesar Pimentel
A display on the resilience of Pueblo peoples in the Southwest, who flourished and led America's first revolution against Spanish colonisers in New Mexico Photo: Kellie Bell for the Penn Museum
0:00 0:00
  • A Penn Museum, em Filadélfia, abrirá a Native North America Gallery, com 2.000 pés quadrados, após dois anos de planejamento.
  • A inauguração ocorre no sábado, com celebração ao longo do dia, incluindo performances, oficinas, palestras, demonstrações e storytelling.
  • A galeria substitui a antiga Native American Voices: The People—Here and Now (2014), buscando vozes contemporâneas e histórias sobre quatro regiões indígenas.
  • A curadoria envolveu oito curadores nativos, priorizando momentos de ruptura e resiliência, além de ética museal e parcerias.
  • O espaço apresenta cerca de 250 objetos históricos e arqueológicos, obras contemporâneas e recursos interativos, como estações para aprender línguas nativas e técnicas de tecelagem.

O Penn Museum, em Filadélfia, abrirá neste sábado uma nova Galeria Nativa da América do Norte, com 2.000 pés quadrados. A inauguração acontece após dois anos de planejamento e inclui celebração com apresentações, oficinas, palestras, demonstrações e contação de histórias. A mostra é um eixo de histórias nativas contemporâneas.

A curadoria envolve oito representantes nativos, que ajudaram a definir quais narrativas seriam abordadas. O objetivo é ampliar a participação de comunidades indígenas na construção do discurso museológico e enfatizar questões de ética e stewardship de acervos.

A galeria substitui a antiga Native American Voices: The People—Here and Now, inaugurada em 2014. O espaço anterior foi considerado fragmentado em relação às quatro regiões que pretendia representar. A equipe, liderada por Lucy Fowler Williams e Megan C. Kassabaum, contou com consultores nativos para redesenhar o projeto.

Nova abordagem e conteúdos

Na nova galeria, objetos raros convivem com peças contemporâneas de arte e com técnicas tradicionais de tecelagem. Destaques incluem roupas cerimoniais de fibras vegetais e cestas que dialogam com o ambiente de alto deserto. Estações interativas conectam visitantes a vocábulos nativos e técnicas de tecelagem.

A apresentação prioriza perspectivas em primeira pessoa, abordando políticas, línguas, religião e expressão artística das tribos. Entre as obras destacadas estão trabalhos de Brenda Mallory e Preston Singletary, além de cerca de 250 itens históricos e arqueológicos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais