Em Alta NotíciasPolíticaFutebolAcontecimentos internacionaisEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Carney do Canadá deve visitar a Índia no início de março, diz ministro de Ontário

Carney visita a Índia em março para avançar acordo de parceria econômica abrangente, buscando diversificar alianças além dos Estados Unidos

Victor Fedeli, Minister of Economic Development, Job Creation and Trade of Canada's Ontario Province, poses for picture before an interview with Reuters at a hotel, in New Delhi.
0:00
Carregando...
0:00
  • Mark Carney visitará New Delhi no início de março (1 e 2) para tratar de um acordo de parceria econômico abrangente com o primeiro-ministro Narendra Modi, segundo o ministro de Ontário, Victor Fedeli.
  • Fedeli diz que Canadá busca diversificar alianças além dos Estados Unidos e que o governo federal já ouviu províncias, incluindo Ontário, para as negociações.
  • Modi e Carney concordaram, em novembro, em iniciar as conversas para um acordo comercial, com a meta de dobrar o comércio bilateral para 50 bilhões de dólares até 2030.
  • Fedeli participa da cúpula global focada em IA em Nova Delhi e busca atrair empresas indianas para investir em Ontário.
  • O comércio entre Ontário e Índia cresceu 60% desde 2018, com empresas indianas como HCL, Paytm e Tata Consultancy estabelecendo presença.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, visitará Nova Deli no início de março para discutir com Narendra Modi o roteiro de um acordo de parceria econômica abrangente. A previsão foi anunciada pelo minister de desenvolvimento econômico de Ontário, Victor Fedeli, nesta segunda-feira.

Carney busca ampliar as alianças do Canadá além dos Estados Unidos, principal parceiro comercial, após tarifas impostas pelo então presidente americano. A viagem encerra uma fase de reorientação estratégica do país.

Fedeli informou que a viagem deve ocorrer entre 1º e 2 de março, com atividades em Nova Deli. O objetivo é avançar as negociações comerciais anunciadas em novembro, quando Modi e Carney combinaram iniciar tratativas para alcançar US$ 50 bilhões em comércio bilateral até 2030.

Contexto e objetivos

O governo canadense já promoveu a coleta de contribuições de províncias, incluindo Ontário, para facilitar as discussões. A ideia é estruturar um acordo que fortaleça investimentos e comércio com a Índia.

Fedeli participa de uma cúpula global voltada para IA em Nova Deli e busca atrair empresas indianas para investir em Ontário, ampliando a cooperação econômica entre as regiões.

O comércio entre Ontário e a Índia cresceu cerca de 60% desde 2018, impulsionado pela atuação de empresas indianas como HCL, Paytm e Tata Consultancy Services, que já mantêm operações relevantes no território.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais