- O índice de preços ao consumidor subiu 0,2% em janeiro, abaixo da expectativa de alta de 0,3%.
- Em 12 meses até janeiro, a inflação acumulada foi de 2,4%, menor que dezembro pela base de comparação.
- A inflação núcleo (sem alimentos e energia) avançou 0,3% em janeiro, mantendo variação anual de 2,5%.
- O desemprego caiu para 4,3% em janeiro, sinalizando mercado de trabalho relativamente estável; o Federal Reserve manteve a taxa básica entre 3,50% e 3,75%.
- O relatório foi divulgado com atraso devido à paralisação governamental recente e inclui ajustes sazonais revisados.
Os preços ao consumidor dos Estados Unidos subiram menos do que o esperado em janeiro, o que aponta para uma inflação mensal mais contida. Ainda assim, a inflação subjacente permanece elevada, com empresas aumentando preços no início do ano. O cenário pode permitir que o Federal Reserve mantenha a taxa de juros estável por algum tempo.
O índice de preços ao consumidor avançou 0,2% em janeiro, ante 0,3% em dezembro, informou o Departamento de Estatísticas do Trabalho. Economistas ouvidos pela Reuters previram alta de 0,3%. O relatório inclui revisões sazonais para refletir movimentos de 2025.
Nos 12 meses até janeiro, o CPI acumula alta de 2,4%. A desaceleração para 2,7% em dezembro ocorreu, principalmente, pela retirada de leituras mais altas do ano anterior. A leitura anual do núcleo ficou em 2,5% em janeiro, frente 2,6% em dezembro.
No fechamento, o Federal Reserve manteve a taxa básica entre 3,50% e 3,75%. O banco acompanha também o índice de preços PCE para a meta de 2%. Dados de emprego divulgados nesta semana mostraram avanço da criação de vagas e queda da taxa de desemprego, para 4,3%.
Detalhes da inflação mensal e do núcleo
- O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, subiu 0,3% em janeiro, após 0,2% em dezembro.
- A alta mensal do núcleo reforça a percepção de pressões de preços persistentes, apesar da inflação geral ter cedido.
- As variações de fim de ano contribuíram para a leitura do mês, com repasse de tarifas políticas anteriores.
Entre na conversa da comunidade