- Autodesk processa a Google, alegando infração de marca com o uso do nome “Flow” para o gerador de vídeo movido a IA.
- A ação foi apresentada em um tribunal da Califórnia, na semana anterior, segundo o documento judicial.
- A Autodesk lançou Flow em 2022 como plataforma na nuvem para filmmakers e criadores, com produtos como Flow Studio que transforma filmagens em cenas 3D.
- A Google lançou seu aplicativo de IA Flow em maio de 2025; a Autodesk afirma ter pedido para interromper o uso do nome, sem sucesso.
- A empresa afirma que há confusão entre os produtos Flow da Autodesk e o Flow da Google e solicita que o uso seja bloqueado, além de danos não especificados.
Autodesk processa uma ação contra Google, alegando violação de marca relacionada ao uso do nome Flow. A empresa de software de design 3D moveu a ação em um tribunal da Califórnia, no início de fevereiro de 2026, buscando impedir que a gigante tecnológica utilize a marca Flow associada a ferramentas de IA para cinema. A ação foi aberta após Autodesk solicitar que o Google deixasse de usar o nome Flow.
A Autodesk afirma que o Flow da Google pode confundir clientes com seus próprios produtos de IA sob a marca Flow, como Flow Studio, destinado a transformar imagens em cenas 3D. A empresa descreve a confusão já existente nas redes sociais, revistas e entre usuários do Flow da Google.
Segundo o processo, a Autodesk lançou o Flow em 2022 como plataforma em nuvem para cineastas e criadores. Desde então, a companhia expandiu a linha com itens como Flow Studio, que utiliza IA para converter material gravado em cenas em 3D.
O Google lançou seu aplicativo de IA Flow em maio de 2025. A Autodesk alega que pediu para que a Google interrompesse o uso do nome Flow e que a resposta teria sido a de marcar o produto como Google Flow, em vez de Flow isolado. A empresa também cita alegações de que a Google teria apresentado intenções de registrar a marca em Tonga antes de prosseguir nos EUA.
A ação sustenta ainda que houve confusão já identificada entre usuários e o público em geral, com referências ao produto da Google como Flow Studio em algumas situações. A Autodesk solicita, ao menos, a cessação do uso da marca Flow pela Google e danos não especificados decorrentes da suposta infração.
Até o fechamento deste texto, a Google não comentou oficialmente o processo. A Autodesk busca uma decisão judicial para impedir o uso da marca Flow pela Google e potencial reparação pelos impactos alegados.
Entre na conversa da comunidade