- Bitwise tornou-se o primeiro a registrar, junto à Securities and Exchange Commission (SEC), um pedido de ETF dedicado ao Uniswap, após abrir um Delaware statutory trust em 27 de janeiro.
- O fundo visa exposição ao UNI, token de governança da Uniswap, com o objetivo de acompanhar o valor mantido pelo trust menos as despesas e outras obrigações.
- Se aprovado, a Coinbase Custody Trust Company atuaria como custodiante do ETF Bitwise Uniswap.
- A iniciativa ocorreu no contexto de a Bitwise buscar avançar para uma aprovação federal, após a SEC encerrar a investigação sobre a Uniswap Labs, em 2025.
- O UNI caiu 16,59% nas últimas 24 horas, para US$ 3,15, em meio a uma queda ampla do mercado de criptomoedas e a liquidações de long positions em Bitcoin; o índice de medo atingiu Extreme Fear (5).
Bitwise enviou seu pedido ao regulador dos EUA para lançar um ETF (exchange-traded fund) voltado à Uniswap, a principal protocolo de DEX. A primeira etapa foi registrar um trust Delaware, em 27 de janeiro, para facilitar a possível oferta. O objetivo é expor o valor do UNI, token governance, detido pelo trust, descontando custos operacionais.
A Bitwise é o primeiro gestor de ativos a apresentar a aplicação ao Securities and Exchange Commission (SEC) para um ETF ligado à Uniswap. O veículo investiria na valorização do UNI, com custódia prevista pela Coinbase Custody Trust Company, caso o regulador aprove o produto.
O anúncio ocorre em meio a uma revisão regulatória da SEC sobre a Uniswap Labs, a empresa de Brooklyn envolvida em investigações anteriores. Em fevereiro de 2025, a SEC encerrou investigação sobre operar como bolsa sem registro e emitir títulos não registrados.
Panorama do ETF e da Uniswap
Caso aprovado, o ETF permitiria exposição direta ao valor do UNI por meio de um veículo listado, sem a necessidade de posse direta da criptomoeda. A Uniswap opera na rede Ethereum, facilitando trocas de tokens sem intermediários.
Desempenho do UNI e do mercado
O UNI caiu 16,59% nas últimas 24 horas, chegando a cerca de US$ 3,15. A queda acompanha uma correção mais ampla de criptomoedas, com a capitalização total do setor recuando quase 10% no mesmo periodo.
Polos de liquidação de Bitcoin atingiram 1,03 bilhão de dólares, pressionando posições alavancadas a serem desmontadas. O momento de volatilidade contribuiu para a piora de preços de ativos digitais, incluindo o UNI.
Entre na conversa da comunidade