- Hayete Gallot retorna à Microsoft como vice-presidente executiva de segurança, reportando diretamente ao CEO Satya Nadella.
- Ela deixou a Microsoft em outubro de 2024 para liderar a experiência do cliente do Google Cloud.
- Charlie Bell passará a atuar em um novo papel voltado à qualidade de engenharia, também reportando a Nadella.
- Bell comandou, por quase cinco anos, as áreas de segurança, conformidade e identidade da Microsoft; a empresa tem enfrentado desafios de segurança nos últimos anos.
- A Microsoft continua com a Iniciativa de Futuro Seguro (Secure Future Initiative, SFI) para fortalecer a segurança, incluindo o foco em IA com defesa em primeiro lugar.
Hayete Gallot volta a trabalhar na Microsoft, assumindo o cargo de vice-presidente executivo de segurança. A mudança ocorre após ela ter deixado a Microsoft em outubro de 2024 para liderar a experiência do cliente do Google Cloud. Gallot retorna para liderar a área de segurança, reportando-se diretamente ao CEO Satya Nadella.
Em paralelo, a Microsoft anunciou a transição de Charlie Bell para uma função voltada à qualidade de engenharia, também reportando a Nadella. Bell comandou, por quase cinco anos, as equipes de segurança, conformidade e identidade da empresa. A empresa vem ajustando a liderança na área de segurança desde então.
A saída de Gallot da Google Cloud traz de volta uma executiva com quase 16 anos na Microsoft, atuando em cargos estratégicos de engenharia e vendas. Nadella afirma que Gallot traz um enfoque de construção de produtos aliado à geração de valor para clientes, essencial no momento.
Contexto de segurança na Microsoft
As mudanças acontecem em meio a episódios de vulnerabilidades que impactaram a Microsoft nos últimos anos. O desempenho em segurança foi alvo de avaliação crítica pela Cyber Safety Review Board em 2024, apontando necessidade de reforma cultural na área.
Antes dos ajustes, a empresa lançou o Secure Future Initiative (SFI) para fortalecer a defesa contra ataques de atores-estatais. Houve incidentes de exfiltração de informações envolvendo o Microsoft Cloud, inclusive com ataques que atingiram redes governamentais.
A Microsoft segue trabalhando para reconquistar a confiança em segurança cibernética. A gestão da transição de liderança busca manter o foco em uma era de IA com priorização clara de proteção de dados e infraestrutura.
Perspectivas com a nova liderança
A nominação de Gallot para a segurança marca continuidade da estratégia de reforço de controles, governança e resposta a incidentes. A ideia é consolidar a atuação em produtos seguros desde a concepção até a entrega ao cliente.
A empresa não divulgou detalhes adicionais sobre metas específicas de curto prazo. A comunicação interna indica que as mudanças visam acelerar melhorias em práticas de segurança, conformidade e identidade em toda a organização.
Entre na conversa da comunidade