Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Caiado participa de evento com Marco Rubio sobre minerais críticos

Goiás participa de encontro em Washington com Marco Rubio para discutir aliança de cadeias de minerais críticos; o estado detém cerca de 25% das reservas conhecidas no país

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Governo de Goiás informou que Caiado participa do evento sobre mineirais críticos e terras raras a convite de Marco Rubio. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
0:00
Carregando...
0:00
  • O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participa de um encontro em Washington para discutir minerais críticos com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, a convite dele.
  • Representantes de cerca de vinte países avaliam a criação de uma aliança para a segurança das cadeias globais desses insumos, com proposta de garantia de preços mínimos e medidas para diversificar fornecedores.
  • Goiás concentra cerca de vinte e cinco por cento das reservas conhecidas no Brasil, sendo a terceira maior reserva mundial desses minerais, atrás apenas da China e do Vietnã; a única mina de terras raras em operação no Brasil fica em Minaçu.
  • O governo estadual destacou que a participação busca ampliar relações internacionais, atrair investimentos e fortalecer Goiás em setores estratégicos para desenvolvimento econômico, com foco em emprego qualificado, inovação e sustentabilidade.
  • Nos Estados Unidos, o governo anunciou o Projeto Vault, destinado a criar uma reserva de minerais críticos de 12 bilhões de dólares; cerca de 30 países manifestaram interesse, incluindo Japão, Austrália e Coreia do Sul, e o Itamaraty vai analisar a iniciativa.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), participa nesta quarta-feira em Washington de um encontro com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para tratar da exploração de minerais críticos. A participação ocorre a convite de Rubio e envolve representantes de 20 países.

O objetivo é avaliar a criação de uma aliança para a segurança das cadeias globais desses insumos estratégicos, com a ideia de garantir preços mínimos e diversificar fornecedores no mercado internacional. A atuação busca ampliar relações exteriores e atrair investimentos.

Goiás concentra cerca de 25% das reservas conhecidas no Brasil, a terceira maior reserva mundial desses minerais, atrás apenas de China e Vietnã. A única mina em operação no país fica em Minaçu, sob a Serra Verde, extraindo neodímio, praseodímio, térbio e disprósio.

Plano americano para minérios críticos

O governo estadual informou que a participação de Caiado está alinhada à estratégia de desenvolver setores estratégicos, gerando empregos qualificados, inovação e sustentabilidade. O estado vê no tema uma oportunidade de fortalecimento econômico.

Nos Estados Unidos, o governo informou avanços do “Projeto Vault”, com expectativa de criar uma reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões. A proposta prevê uma aliança para o comércio de minerais e terras raras, com apoio de vários países.

Cerca de 30 nações manifestaram interesse em participar, segundo o secretário do Interior, Doug Burgum. Japão, Austrália e Coreia do Sul teriam aderido à iniciativa, conforme a Reuters. O Itamaraty vai analisar a proposta brasileira no contexto do tema.

No ano passado, durante negociações sobre tarifas, houve sinalizações de interesse dos minerários brasileiros para reduzir a dependência de fontes exteriores. Os desdobramentos ainda dependem de compasso entre autoridades brasileiras e norte-americanas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais