Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda

Nova versão do mecanismo de devolução do PIX rastreia o caminho do dinheiro e permite recuperar valores desviados mesmo após a saída da conta do golpista

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Usuários do PIX ganham nova ferramenta contra golpes e fraudes — Foto: Reprodução/TV Globo
0:00
Carregando...
0:00
  • A partir desta segunda-feira, bancos devem seguir as novas regras de segurança do PIX, incluindo a versão 2.0 do mecanismo de devolução.
  • A devolução passa a rastrear com mais precisão o caminho do dinheiro, permitindo recuperação de valores desviados mesmo após deixarem a conta do golpista.
  • O objetivo é viabilizar a restituição em fraudes e falhas operacionais, indo além da conta originalmente usada na fraude.
  • Desde 1º de outubro, bancos disponibilizam, nos aplicativos, funcionalidade de contestação de transações sem interação humana.
  • O Banco Central informou que o autoatendimento do mecanismo de devolução agiliza o processo, aumentando a chance de recuperação de recursos na conta do fraudador.

Nesta segunda-feira (2), entram em vigor regras obrigatórias para o PIX definidas pela autoridade monetária. A versão 2.0 do mecanismo de devolução será utilizada para viabilizar restituições em casos de fraude e falha operacional.

O novo modelo permite rastrear com maior precisão o caminho do dinheiro, inclusive após o desvio deixar a conta do golpista. Com isso, valores desviados podem ser recuperados mesmo que já estejam fora da conta original.

Bancos e instituições financeiras já disponibilizavam, desde 1º de outubro, uma funcionalidade de contestação no ambiente PIX, sem necessidade de interação humana. O BC informou que o autoatendimento agiliza o processo e aumenta a chance de reaver recursos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais