- O governo dos EUA reduziu as tarifas propostas sobre a massa italiana, apontando uma faixa de 2% a 14% após revisão do Departamento de Comércio, em vez de quase dobrar o custo para os consumidores.
- O Departamento de Comércio ainda não definiu o nível final das tarifas para as 13 empresas visadas, que respondem por cerca de 16% das importações de massa italiana para os EUA.
- A decisão final sobre as tarifas será anunciada em 12 de março, após avaliação adicional.
- As tarifas permanecem acrescidas à tarifa de 15% já aplicada a importações da União Europeia.
- A ministra das Relações Exteriores da Itália informou que La Molisana ficaria com 2,26%, Garofalo ficaria com cerca de 14% e as demais empresas com 9,09%.
O governo dos EUA reduziu significativamente as tarifas propostas sobre massas italianas, que teriam chegado perto de dobrar o custo de várias marcas para os consumidores. A decisão ocorreu após acusações de práticas de preço injusto feitas contra 13 produtores italianos, incluindo Barilla, La Molisana e Pastificio Garofalo.
A Itália informou que o Departamento de Comércio dos EUA revisou as tarifas preliminares e as reduziu para um intervalo entre 2% e 14%. O valor final das tarifas ainda depende de decisão a ser anunciada em 12 de março. As importações italianas respondem por cerca de 16% do total de massas dos EUA.
As autoridades italianas destacaram que La Molisana poderia ter tarifa de 2,26%, Garofalo ficaria em torno de 14% e as demais 11 empresas teriam tarifas de 9,09%. O Ministério das Relações Exteriores descreveu a recalculação como sinal de cooperação construtiva das empresas.
Colíder–1: Ministério italiano aponta que o ajuste ocorre em meio a negociações comerciais com parceiros externos. A Comissão Europeia também sinalizou eventual intervenção caso o conflito afete o equilíbrio do mercado.
Desdobramentos políticos e comerciais aconteceram paralelamente a mudanças em tarifas de outros setores. A Casa Branca comunicou que continua atenta a negociações produtivas com parceiros comerciais, mantendo foco em acordos globais.
Desdobramentos e próximos passos
O DoC informou que a decisão final sobre os impostos à massa italiana será anunciada no dia 12 de março. Enquanto isso, o imposto agregado de 15% já incide sobre muitos produtos importados da União Europeia. As partes envolvidas seguem em negociação.
Entre na conversa da comunidade