- O kernel Linux 6.19 foi lançado, sendo o último deste ciclo, com melhoria de desempenho para GPUs AMD antigas (GCN 1.0/1.1, como as Radeon HD 7000) e suporte ao driver AMDGPU moderno e ao Vulkan pelo RADV.
- A atualização traz HDR aprimorado com o DRM Color Pipeline, driver Asus Armoury atualizado, suporte ampliado a chips Intel Wildcat Lake e Nova Lake, criptografia de PCIe e autenticação de dispositivos.
- Linus Torvalds destacou que o próximo kernel deve iniciar um novo ciclo, chegando ao status de 7.0.
- O 7.0 pode incluir mais melhorias para GPUs AMD, suporte de exibição para Intel Nova Lake e Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5, além de aprimoramentos no monitoramento de sensors de placas-mãe Asus.
- Distribuições rolling ou semi-rolling, como Fedora e Arch, devem receber a atualização em breve via atualizações do sistema; distros não rolling podem levar mais tempo.
O Linux 6.19 foi lançado, marcado como a última atualização deste ciclo. O anúncio foi feito por Linus Torvalds neste fim de semana. O update traz suporte ao driver AMDGPU moderno para GPUs antigas da AMD da linha GCN 1.0 e 1.1, como as Radeon HD 7000, aliado ao Vulkan via RADV e melhoria no gerenciamento de energia.
Entre as novidades, o kernel inclui HDR aprimorado com o DRM Color Pipeline, atualização do driver Asus Armoury, suporte ampliado a chips Intel Wildcat Lake e Nova Lake, criptografia de enlace PCIe e autenticação de dispositivos, entre outras melhorias.
Torvalds também sugeriu o início de um novo ciclo de kernel. A próxima versão deve ser chamada 7.0, com possíveis melhorias para GPUs AMD, suporte de exibição para Intel Nova Lake e Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5, além de maior monitoramento de sensores em placas-mãe Asus.
Próxima versão Linux 7.0
A atualização seguinte pode trazer mais avanços para GPUs da AMD e suporte adicional a hardware de display. O cronograma ainda não foi divulgado de forma oficial.
Disponibilidade para distribuições
Distribuições com lançamento contínuo, como Fedora e Arch, devem entregar o kernel 6.19 em atualizações normais em breve. Distribuições que não seguem o modelo rolling release podem demorar mais para disponibilizar a nova versão aos usuários.
Entre na conversa da comunidade