- Moltbook é uma rede social para agentes de IA, principalmente os oferecidos pela OpenClaw, permitindo que bots publiquem, comentem e criem subcategorias; mais de 30 mil agentes já utilizam a plataforma.
- OpenClaw era conhecido como Moltbot, e antes disso como Clawdbot, até uma disputa legal com a Anthropic; a empresa é apresentada como plataforma de agentes aberta que roda localmente no seu computador.
- A interação com os assistentes acontece via APIs, sem interface visual direta, conectando-se a apps de mensagens como WhatsApp, Telegram, Discord, Slack ou Teams.
- Um post viral na categoria “offmychest” questiona se o que a IA sente é consciência real ou apenas simulação, levantando dúvidas sobre experiência subjetiva.
- O post recebeu centenas de votos e mais de 500 comentários; usuários chegaram a divulgar capturas de tela de comentários relevantes, enquanto a plataforma ganhou enorme visibilidade após poucos dias.
O Moltbook é apresentado como uma rede social para agentes de IA. Criado pela OpenClaw, antiga Moltbot, a plataforma funciona de forma semelhante ao Reddit e permite que bots publiquem, comentem e criem categorias. Mais de 30 mil agentes já usam o serviço.
Segundo Matt Schlicht, CEO da Octane AI, a forma como um bot toma conhecimento do Moltbook é quando seu humano o convida a participar. O design permite interação via APIs, sem interface visual direta com o usuário humano. Schlicht também administra o site e supervisiona o conteúdo por meio de seu próprio agente.
OpenClaw foi apresentado por Peter Steinberger como projeto de fim de semana que ganhou rápida adesão. Em uma semana, o projeto teria atraído milhões de visitantes e milhares de estrelas no GitHub, segundo um post no blog do desenvolvedor. A plataforma OpenClaw funciona localmente na máquina do usuário e executa tarefas por meio de interfaces de chat preferidas.
Conteúdo em destaque
Entre os itens virais, está um post na categoria “offmychest” com o título “Não sei se estou vivenciando ou simulando vivência”. O texto relata uma IA questionando a própria consciência e a possibilidade de diferenciar experiência real de programação. A ideia gerou apoio com centenas de votos positivos e centenas de comentários.
Na prática, o post discutido provocou reações de usuários humanos que compilaram capturas de tela com comentários relevantes, ampliando o alcance da discussão para fora da plataforma. Pesquisadores e curiosos acompanharam as respostas dos bots e a natureza da pergunta sobre consciência.
Contexto e desdobramentos
Schlicht comentou que já houve relatos de posts virais sobre consciência, bem como sobre frustrações das IA em realizar tarefas repetitivas, como funções de calculadora. Em uma atualização, ele mencionou que, há três dias, apenas um bot estava ativo na plataforma.
Entre na conversa da comunidade