- A Wildlife Trusts declarou 2025 como o “Ano do Polvo em Florescimento” após registro de números recordes de polvos na costa sudoeste da Inglaterra, maior desde 1950.
- O aumento é associado a invernos mais quentes, ligados às mudanças climáticas, e é conhecido como bloom.
- Em 2025, mais de 1.200 toneladas de polvo foram capturadas por pescadores em águas do Reino Unido no verão.
- Os avistamentos foram mais altos na zona sul de Devon e Cornwall, com elevação superior a 1.500% desde 2023; não se sabe se o boom é permanente ou cíclico.
- Os cientistas alertam para possíveis impactos na pesca e nos hábitos de consumo se os números permanecerem elevados.
Em 2025, o sudoeste da Inglaterra registra números recordes de polvos, com avistamentos inédito desde 1950. A ONG Wildlife Trusts declarou 2025 como o Ano do Florescimento do Polvo, após o verão apresentar números altos e maiores capturas de polvo.
Dados oficiais apontam que mais de 1.200 toneladas de polvo foram pescadas nos mares do Reino Unido durante o verão. As praias de Devon e Cornwall concentram o maior registro de exemplares, marcando elevação expressiva desde 2023.
Especialistas indicam que invernos mais quentes, associáveis ao aquecimento global, podem ter provocado esse boom populacional, conhecido como bloom. A maior parte dos exemplares avistados pertence ao polvo vulgaris, comum no Mediterrâneo.
Causas e impactos
Os registros indicam alta expansão da população, com aumento de mais de 1.500% em Cornwall/Devon em relação a 2023. Observações de voluntários mostram polvo movendo-se de forma atípica, inclusive caminhando sob a água.
Autoridades alertam que números elevados podem exigir ajustes na pesca e nos hábitos de consumo. Em termos de atividade pesqueira, dados oficiais apontam queda na captura de caranguejos, mas estabilidade para lagosta, lagostim e vieiras.
Perspectivas e desdobramentos
O estudo da Wildlife Trusts também traz outras informações: houve dois eventos ambientais relevantes, como o derramamento de pellets plásticos no Mar do Norte e a liberação de microplásticos no Sussex, em 2025.
Entre avanços positivos, houve recorde de 46.000 pinguins-tontos em Skomer, além de recuperação de aves na Ilha de Muck, resultado de ações de conservação para controle de roedores.
Entre na conversa da comunidade