- a Rússia afirma estar pronta para um mundo sem limites de controle nuclear após o fim do tratado New START, previsto para 5 de fevereiro.
- o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse que a ausência de resposta de washington às propostas russas também é uma resposta.
- segundo Ryabkov, a Rússia está aberta a uma nova realidade em que as duas maiores potências nucleares não teriam limites.
- a Rússia também apoiou a posição da china sobre controle de armamentos e criticou as propostas americanas sobre o irã, qualificando-as como ultimatos.
- Ryabkov afirmou que, se os EUA instalarem muitos sistemas de defesa antimísseis na groenlândia, a Rússia tomaria contramedidas em sua esfera militar.
O vice‑ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou que Moscou já se ajustou a uma eventual realidade de um mundo sem limites para controle de armas nucleares, caso o tratado New START expire. A declaração foi publicada pela TASS, citando Ryabkov em Pequim.
Segundo Ryabkov, se não houver um acordo bilateral de última hora entre Moscou e Washington, o New START, assinado em 2010, expirará em 5 de fevereiro. Ele destacou que a falta de resposta dos Estados Unidos também é uma resposta por si só, sinalizando a ausência de um movimento concreto de extensão dos limites atuais.
A Rússia reiterou apoio à posição da China sobre controle de armas e comentou sobre eventuais implicações de ações dos EUA, incluindo propostas relacionadas à defesa antimíssil. Ryabkov afirmou que, caso os EUA imponham grandes sistemas de defesa em Greenland, a Rússia poderá adotar medidas compensatórias em sua esfera militar.
Situação do New START
Ryabkov informou que Pequim também sustenta princípios de controle de armas, fortalecendo o alinhamento entre Moscou e Beijing em temas estratégicos. A Russia já sinaliza que pode seguir sem limites formais entre as duas maiores potências nucleares, caso o acordo falle. O tema continua em pauta para avaliação de consequências regionais e globais.
Entre na conversa da comunidade