- Um ataque aéreo em Teerã atingiu os hospitais Khatam al-Anbiya e Gandhi e o Edifício da Paz da Cruz Vermelha Iraniana, sem vítimas fatais, segundo a televisão estatal.
- Os hospitais ficam próximos ao complexo da Polícia de segurança iraniana, que foi alvo de bombardeios no dia anterior.
- O hospital Gandhi fica próximo ao prédio do Canal 2 da radiotelevisão estatal; a antena da emissora também foi danificada.
- O Ministério da Saúde informou a evacuação do hospital Gandhi; houve danos a outras estruturas públicas na área, incluindo instalações da radiotelevisão.
- A Organização Mundial da Saúde manifestou preocupação com ataques a hospitais; autoridades iranianas reportaram mais de 550 mortos desde o início dos ataques.
O Irã afirmou neste domingo que Israel realizou ataques aéreos em Teerã, mirando hospitais próximos a alvos de segurança. Os centros atingidos foram o Khatam al-Anbiya e o Gandhi, além do prédio da Paz da Cruz Vermelha Iraniana. Não houve registro de mortos, segundo a televisão estatal.
Segundo as informações oficiais, os hospitais sofreram danos diretos, mas as imagens divulgadas não mostram impactos diretos de projéteis. Ambos os centros ficam próximos ao complexo da polícia de segurança iraniana, alvo de ataques no dia anterior.
A imprensa estatal informou que o hospital Khatam al-Anbiya fica ao lado do complexo da Polícia de Segurança Nacional, que teria sido destruído no ataque anterior. O telejornal exibiu fachadas com vidros estilhaçados e danos ao entorno.
O hospital Gandhi fica próximo ao canal de televisão estatal e à antena da emissora. Vídeos mostram danos às bases da torre de transmissão e interrupção momentânea das transmissões da TV. O Ministério da Saúde confirmou evacuação de pacientes.
A Organização Mundial da Saúde, representada por Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que os relatos sobre ataques a hospitais são preocupantes e reforçou a necessidade de proteção de instalações médicas em conflitos.
Pirhossein Kolivand, presidente da Cruz Vermelha Iraniana, chamou o ataque de salvagem e pediu condenação internacional. A organização informou que, desde o início dos ataques, mais de 550 pessoas teriam morrido no Irã.
Outros centros afetados
O Ministério iraniano de Saúde afirmou também que os hospitais Motahari, em Teerã, e Abu Zar, em Ahvaz, foram danificados. Imagens de agências oficiais mostraram danos ao prédio do Serviço de Emergência da capital, com feridos entre o staff, ainda conforme números oficiais.
Em Teerã, imagens de agência estatal indicam danos a estruturas próximas ao serviço de emergências, que segue operando, segundo a própria organização. Especialistas destacaram que o equilíbrio entre ataques a infraestruturas militares e civis intensifica o risco para a população.
Analistas ressaltam que os bombardeios recentes atingem variados alvos institucionais e militares, com atenção a centros de segurança, bases do Basij e unidades de transporte de comando. A veracidade das informações permanece sob apuração de fontes independentes.
Entre na conversa da comunidade