Em Alta NotíciasFutebolPolíticaAcontecimentos internacionaisConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ucrânia amplia exportação de armas e busca lucrar com tecnologia de guerra

Ucrânia amplia exportação de armas para capitalizar tecnologia de guerra, com dez centros de exportação previstos em 2026 e foco em drones

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
British Prime Minister Keir Starmer and Ukraine's President Volodymyr Zelenskiy attend a presentation of Ukrainian military drones, amid Russia's attack on Ukraine, at an undisclosed location in Ukraine January 16, 2025.REUTERS/Oleksandr Ratushniak/File Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • Zelenskiy anunciou a abertura das exportações de armas produzidas na Ucrânia para financiar compras domésticas, em meio ao boom industrial de defesa impulsionado pela guerra contra a Rússia.
  • O setor já reúne mais de mil fabricantes de armas e equipamentos militares, em sua maioria pequenas empresas privadas criadas após a invasão de 2022.
  • Kyiv pretende abrir 10 centros de exportação de armas na Europa em 2026, incluindo exportação de drones de combate.
  • O interesse estrangeiro concentra-se em drones e sistemas de guerra eletrônica; a produção de drones na Alemanha começaria em fevereiro, segundo o governo ucraniano.
  • O orçamento de 2025 destinou 775 bilhões de hryvnias para drones produzidos no país, com apoio financeiro de aliados para ampliar a produção.

Ukraine flexibiliza exportação de armamentos para financiar sua defesa

O presidente Volodymyr Zelenskiy anunciou que a Ucrânia abrirá exportações de armas produzidas domesticamente para acelerar o fluxo de caixa em meio ao conflito com a Rússia. A medida visa capitalizar a corrida tecnológica bélica em andamento.

A indústria de defesa ucraniana vive um boom causado pela guerra de quatro anos, com mais de mil fabricantes de armamentos e equipamentos militares, na maioria pequenas empresas privadas criadas após a invasão de 2022.

Segundo associações do setor, o rápido crescimento não tem acompanhado a capacidade do governo de comprar os produtos, levando Kyiv a buscar recursos de aliados para sustentar compras nacionais.

Plano de exportação

Zelenskiy disse que serão abertos 10 “centros de exportação” de armamentos ucranianos em 2026, distribuídos pela Europa, incluindo drones de combate entre as exportações. Ele destacou que a segurança europeia passa pela tecnologia.

Apoio internacional tem se mostrado interessado em aprendizados com a experiência e inovação tecnológica ucranianas para reforçar forças em diversos países, que enfrentam restrições orçamentárias em defesa.

Drones e sistemas eletrônicos

Vozes do setor indicaram interesse global por drones e por sistemas de guerra eletrônica que interrompem ou dificultam o controle remoto. Fedirko citou drones marítimos e dispositivos capazes de interceptar outros drones.

A produção de drones será iniciada na Alemanha em fevereiro, com parcerias já em andamento no Reino Unido, segundo Zelenskiy. Não foram divulgadas as empresas envolvidas.

Contexto orçamentário e operação

O orçamento de 2025 da Ucrânia prevê 775 bilhões de hryvnias para drones produzidos localmente, com reforço de recursos de parceiros, conforme dados oficiais. Drones correspondem hoje à maioria dos ataques e ocupam grande parte do front.

O setor tem sido visto como peça central da estratégia de defesa, alinhando capacidades tecnológicas com necessidades de combate, ao mesmo tempo em que busca captar capital para expansão e desenvolvimento.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais